terça-feira, 29 de julho de 2008

Les Nuits de Fourvière


Este é um festival de musica, dança e teatro que acontece todos os anos, de junho ao começo de agosto, nos Teatros Romanos, pertinho da minha casa (3 minutos a pé). Este ano teve um monte de atração legal, tipo REM, Massive Attack (sinceramente não conheço, mas me falaram que é legal e eu acreditei... e, a julgar pelo barulho que o publico fazia neste dia, parece legal mesmo), Vanessa Paradis (a esposa do Johnny Depp... Hum, sera que ele apareceu por la?), o vocalista do Blur,...

Bom, como cheguei aqui no meio de julho, ja não tinha mais ingressos para estes super shows... Mas pesquisando na net, descobri que o fechamento do festival vai ser no dia 02/08, com Olodum, Barbatuques (um grupo de percussionistas brasileiros cujo unico instrumento de percussão é o proprio corpo) e uma cantora do Cabo Verde... Dai me animei toda a ir escutar uma batucada e chamei um pessoal aqui do escritorio para ir... Resumindo, sabado que vem vou ver o Olodum aqui em Lyon com a francesada!!! Surreal, não? Eu ja vi o Olodum em Salvador (que chato isto, rsrs), mas acho que aqui também vai ser divertido, depois conto para vocês...

E bonita, é bonita e é bonita...

Um pouquinho sobre o ultimo fim de semana...

Não sei se esta cidade é sempre tão cheia de eventos ou se é mais assim no verão. So sei que tem muita coisa acontecendo por aqui, e muitos eventos ao ar livre...

Além do Festival Les Nuits de Fourvière, sobre o qual vou escrever depois, tem também um projeto chamado “Tout le monde dehors”, algo como “Todo mundo na rua”, onde varios tipos de eventos gratuitos e ao ar livre acontecem na cidade toda (peças, aulas de dança, shows,...).

Domingo passado fui com a minha colega Sandrine a um destes eventos na Ile Barbe. Abre parênteses para explicar a Ile Barbe: trata-se de uma ilhota que fica ao norte de Lyon, no meio de um dos rios que cortam a cidade (Lyon é cortada por dois rios, o Rhône e a Saône. E é isso mesmo gente, eu não escrevi errado. “O” Rhône é menininho, porque é “le fleuve Rhône”. “A” Saône é menininha, porque é “la rivière Saône”. A diferença, segundo o que eu li, é que o fleuve é maior do que a rivière. Além disso, a rivière desemboca no fleuve e o fleuve desemboca no mar, entenderam? Super facil, qualquer criança francesa sabe, rsrs). Fecha parênteses.


A Ile Barbe



Voltando ao evento, era um show de musica brasileira... Foi bem legal e animado, os caras tocaram samba, forro, Elis Regina (“... caia a tarde feito um viaduto, e um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos...”). Tocaram também “O que é, o que é” e eu delirei...

A francesada toda também parecia bem animada, arriscando uns passinhos de dança e tudo...

Mas o mais incrivel foi que um cara da comunidade “Brasileiros em Lyon” do orkut, com quem eu tinha trocado uns scraps perguntando se a galera costuma se reunir, me reconheceu e ai acabei conhecendo um monte de brasileiros que estavam por la... Surreal aquele monte de gente de São Paulo, Salvador, Rio, mas também a gente encontra brasileiro em qualquer lugar do mundo, né? Incrivel...

Nas fotos abaixo: o povo animado durante o show, a Sandrine e eu na frente do palco e a Sandrine, eu e a Nathalia, uma brasileira que conheci no meio da galera brasileira.





quinta-feira, 24 de julho de 2008

Apertem os cintos

Gente, ja tenho um carro! E um carro alugado pela empresa e parece que é provisorio, so até eu ser registrada aqui e eles poderem me dar outro, mas é maravilhoso! E um Peugeot 308 (http://www.peugeot.fr/produits/308/5portes) todo equipado, com ar condicionado, MP3, 1,6 e não sei quantos mil cavalos... Não mencionei a direção hidraulica porque isto é default aqui... Enfim, um baita carro!

Que do deixar um carro destes nas minhas mãos, né? Mas vou tentar cuidar bem dele... :)

Ja estou indo trabalhar com ele. No primeiro dia, morri de medo, mas estou me acostumando agora.

By the way, ontem e hoje trabalhar ouvindo o CD do casamento da Dan e do Glê. Maravilhoso!

Saudades...

Fim de semana em Lyon









Chega de assuntos chatos. Vamos para um legal agora!

No fim de semana passado fez um tempo espetacular aqui e eu sai para dar umas voltas. Vejam que fotos lindas...

Estas do cais do Rhône são maravilhosas. As pessoas todas passeando ou simplesmente deitadas na grama tomando sol num “dolce farniente”. Delicia...
Fora que também tem os peniches, bares dentro de barcos que ficam ancorados neste rio e onde ja fui com o pessoal tomar umas... Bem gostoso!

E esta ao meu lado é a Sandrine, amiga do escritorio que tem me levado para conhecer a cidade. Ela esta sendo um anjo, até ja me levou ao Carrefour para fazer compras quando eu ainda não tinha carro... Ups, acabeu de lembrar de um assunto para o proximo post.

França 0 x 0 Brasil

Uma situação que estou vivendo aqui me fez refletir se no final das contas o Brasil e a França são mesmo tão diferentes assim.


Como algum de vocês sabem, desde que cheguei estou tentando ter o pacote internet+telefone fixo+tv a cabo em casa, mas esta dificil... A agência de expatriados aqui ja tinha feito a solicitação aqui e, quando eu cheguei, o tal modem que da conta de tudo isto ja estava no apartamento. Parfait!!!

So que isto faz duas semanas e até agora o negocio não funcionou. Não vou contar toda a historia aqui, porque parece novela mexicana.

Mas o pior não é isto. O pior foi no primeiro dia em que eu liguei para reclamar do problema. Em primeiro lugar, você tem que ligar para um numero que é pago (0,34 euros/minuto). Ok. Mas dai, depois de digitar varios numeros naquele esquema “disque 1 para se você tem um problema, 2 se você so esta ligando porque não tem mais nada para fazer, 3 se você tomou café hoje antes de sair de casa,...”, e esperar varios minutos na linha, vem uma gravação dizendo que pelo grande numero de chamadas no momento, a sua ligação não podera ser atendida e que você tem que ligar mais tarde. E ai, tutututu... Eles simplesmente desligam na sua cara... Eu nunca tinha visto um negocio destes, e isto porque no Brasil somos obrigados a ligar para Vivo, Telefonica, Claro,... empresas mundialmente conhecidas pelo “espetacular” atendimento telefônico.

Enfim, pelo menos no quesito “central de atendimento ao consumidor”, 0 a 0.


E eu continuo sem internet.

O teclado francês

Não gente. Ainda não esqueci o português. E também não fugi das aulas de acentuação na escola (sei la eu em que série foi isso, mas eu sei que fui, rsrs). A grande razão de eu estar escrevendo tudo assim, metade com acento, e metade sem, é o teclado francês, que é, por assim dizer, um pouquinho diferente do nosso.


Para começar, algumas letras estão em lugares diferentes... O “a”, por exemplo, esta no lugar do “q” e vice-versa. Mas também, para que que eu quero usar a letra “a”? A gente quase não precisa dela no português... O “z” trocou de lugar com o “w”, e o “m”, vendo que seus coleguinhas estavam mudando de lugar à vontade, resolveu que não queria ficar em sua vida monotona e expulsou o “ç”, que teve que ir la para cima da arquibancada, na mesma tecla do 9.


Voltando aos acentos, os franceses são muito praticos e egoistas. Praticos porque um monte de letras que eles acentuam, ja vêm prontinhas e acentuadas no teclado. Reparem bem na foto acima. Ha uma tecla especifica para o “é”, outra para o “è”, uma para o “à” e também uma para o “ù”. Viram que pratico? Pois é, por isto consigo acentuar os “és” do meu texto.


Eles também têm, de maneira avulsa, assim como nos, o acento grave, o circunflexo e o til. Barbaro!!! Este ultimo é mais dificil de fazer, ha que se pressionar ao mesmo tempo as teclas Ctrl, Alt e 2. Mas ele esta la!


E então vocês hão de me perguntar: mas e o acento agudo? Cadê ele? Pois é, ele não existe de maneira isolada no teclado francês... Dai o egoismo deles. Pois ja que eles so acentuam com o agudo a letra “e”, para que ter o acento agudo isolado? E nos, que escrevemos em português ou espanhol, bom, como diria meu irmão, dabliu dabliu dabliu ponto cada um com seus problemas ponto com ponto be erre. (o pior é que este site existe!).


Claro que sempre ha a opção de mudar a configuração do teclado para ele seguir o padrão brasileiro (ou inglês, pelo menos). Mas dai fiquei pensando que se vou ficar 3 anos aqui, preciso me acostumar com este teclado... Sei la, ainda estou pensando sobre isto, porque sinceramente não gosto de escrever as coisas sem acento... Alguma sugestão???

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Et voilà!


Bom, gente...

E isto ai. Agora foi!

Ja estou em Lyon e consegui finalmente criar meu blog!!! Vou tentar mantê-lo atualizado e ir postando as minhas novidades.

E, para começar, segue a fotinho da minha despedida no aeroporto de Guarulhos, no dia 09/07. Feriadinho no meio da semana e toda a galera la... Isso é que são amigos! Valeu!

Beijos