terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Picolé

Ola povo,

Quem vos fala é um picolé. Meio russo, meio suiço, meio francês (ok, sei que três metades não fazem um inteiro!), mas um picolé!

Dois dias na Russia: o primeiro, a -16°C.

Quase não sentimos o frio, porque foi do aeroporto para o taxi, do taxi para o escritorio, do escritorio para o restaurante e do restaurante para o hotel. Todos os ambientes devidamente aquecidos.

So quando fomos pagar o taxi com cartão, e a maquina começou a dar problemas, é que realmente sentimos o frio. Ja estavamos fora do carro e ai passamos uns 15 minutos. Gente, no final, ja não estava mais sentindo a ponta dos meus dedos (e eu estava de luvas, é claro!), achei que fosse perder a ponta do meu nariz e ja nem conseguia falar direito porque meu queixo estava adormecido, de tanto frio.

Ok.

Mas dentro dos lugares, calefação no nivel maximo, e dai a gente morria de calor com tanta roupa.

Mas como nada esta tão ruim que não possa piorar, no dia seguinte, olhem so, -22°C. Novamente, passamos pouco tempo "ao ar livre". Mas o maledeto do taxi que nos levou ao local da nossa reunião decidiu nos deixar a uns 10 minutos a pé do escritorio e nos tivemos que ir andando o resto do caminho. Tudo o que tenho a dizer é que -22°C é frio pra ca...

Um amigo meu me perguntou se realmente ha diferença entre sei la, -5° e -20° ou se tudo fica igual abaixo de zero.

E certo que -5° ja é frio que não acaba mais. Mas para vocês terem uma ideia, com -22°C fica dificil até respirar, porque o ar que entra pelo seu nariz é muito, muito, muito frio. Da uma sensação de ar rarefeito, de estar em altitude, de perder o fôlego, enfim. E phoda.

So com muita vodka mesmo para aguentar... mas eu nem pude beber!

O pior, como eu disse antes, é morrer de calor dentro dos ambientes fechados.

Voltando para a França, a maior onda de frio dos ultimos tempos. Temperaturas de -10°C. Delicia, né? So para a gente não ter muito choque térmico...

Dai tive que ir para a Suiça estes três ultimos dias. Temperatura de -15°C, mas com vento, muito vento, o que causa uma sensação térmica de -25°C, -28°C.

E eu lendo no facebook que vocês ai no Brasil estão derretendo...

Da para somar tudo e tirar uma média?

Da para chegar logo o mês de maio?

Um comentário:

Patricia disse...

não fui pra nenhum destes lugares, mas aqui em clermont desde semana passada a temperatura está abaixo de 10 com picos de -20 e sensação de -30 (oi? russia?) imagina o desespero desta carioca que vos fala, só espero que o verão seja tão atipico quanto este inverno. EXIJO 40 graus aqui, hahahaha