terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eu sou brasileira...

Sexta-feira passada, à noite, voltando da viagem a trabalho para a Suiça.

Rachel chega em casa e vai colocar seu "boiler" no modo on, para ligar a calefação, agua quente, enfim.

O tal do treco esta com um botão piscando em vermelho e não quer funcionar.

O tal do treco mostra na tela um simbolo dizendo que esta faltando agua e pressão, e que é preciso encher o reservatorio a partir da torneira de entrada de agua do boiler.

Oi? Torneria? Que torneira? Tem pelos menos uns 15 tubos neste boiler, qual deles é a entrada de agua? Não esta muito facil de entender...

Rachel acessa a internet, faz um download do manual de instruções do treco. Lê tudo. E não acha em lugar nenhum a localização da torneira do treco.

Rachel lê em varios foruns na internet que se você se enganar de tubo, ao invés de aumentar a pressão e entrada da agua, vai ter o efeito contrario.

Rachel ja imagina seu fim de semana tragico sem calefação e sem agua quente em casa.

O que faz Rachel?

Usa a tatica do "eu sou brasileira".

O que é esta tatica? Trata-se de dizer de forma bem meiguinha e com carinha de tosca-inocente-pobre-coitadinha-ingênua-estrangeira-vinda-do-Brasil-pais-tropical-abençoado-por-Deus-e-bonito-por-natureza a tal frase em francês (je suis brésilienne) à primeira pessoa que passar na sua frente para que te ajudem a resolver um problema especifico.

Eu ja testei esta tatica. Na primeira vez que fui encher o tanque num posto de gasolina, por exemplo (na França não ha frentistas, é você mesmo quem coloca gasolina no seu carro). Não sabia como fazer e joguei todo meu charme para um moçoilo que estava la enchendo o seu tanque. Funcionou. Esta tatica é infalivel.

Pois voltando ao problema do boiler, fiz a minha melhor carinha de inocente, minha melhor voz meiguinha e la fui bater na casa dos vizinhos.

Um jovem casal muito simpatico, com uma filhinha pequena, de uns 2 anos.

Toc, toc, toc.

Quem atende é o (gatérrimo, charmoso, moreno de olhos mega azuis) vizinho.

Rachel pergunta se ele esta tendo problemas com agua ou com o boiler em seu apartamento e faz sua carinha de coitada.

O (gatérrimo, charmoso, moreno de olhos azuis) vizinho se oferece para verificar.

E obvio e ululante que em 2 segundos ele acha a tal da torneira, aumenta a pressão da agua e resolve o problema.

E Rachel, se sentindo meio tosca de ter chamado o vizinho por um negocio tão idiota, usa sua tatica e diz no tom mais meigo possivel: desculpe ter te incomodado, mas é que eu sou brasileira, não sei direito como funcionam estas coisas...

Pois é, infalivel. Mais uma vez.

Cada um luta com as armas que tem...

2 comentários:

Patricia disse...

uso isto direto, hahahah, mas quando só tem mulher pra te salvar tem que rolar uma lágrima, sou atriz nata aqui na França, hahaah

Luciane disse...

Eu também uso essa tática. Pior é quando num tem vizinhos gato e aparece um cara feio, que ouve a frase, faz uma cara nada agradável e responde: 'Moi j'aime les brésiliennes'...