quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Caos em Lyon

Ontem de manhã, por volta das 8h15, me arrumando para ir trabalhar, recebo um telefonema da minha chefe. Pensei: "Telefonema da chefe às 8h da manhã, boa coisa não pode ser!"

- Rachel, ainda bem que consegui falar com você! Você ja saiu de casa?

- Ainda não.

- Ainda bem! Então não saia!

(Como é que é? Minha chefe mandando eu não ir trabalhar?)

- Não saia de casa, não pegue seu carro. A cidade esta um caos, com o frio que fez estes ultimos dias e a chuva que caiu esta noite, a cidade esta coberta de “verglas”, as ruas parecem uma pista de patinação de gelo e não da para dirigir assim, é muito perigoso, ja estão anunciando na radio que houve varios acidentes e tal...

- Ok, o que eu faço então?

- Espera um pouco, não vem agora não, vem mais tarde porque agora esta muito perigoso. Prefiro que você chegue atrasada a ver você envolvida num acidente de carro.

- Ok, obrigada por ter me avisado!

Dai eu corro, ligo a TV, ligo o radio, ligo meu computador e me conecto à Internet, tudo em busca de mais informações sobre o que esta acontecendo. A TV não diz nada (basico, a TV aqui é uma porcaria), o radio fala que a estrada que eu pego para ir trabalhar esta interditada, o site mostra que a cidade inteira esta com um trânsito dos infernos...

Meia hora depois me liga a assistente do departamento:

- Rachel, você ja saiu de casa?

- Não.

- Então não saia! Ta super perigoso la fora, ta cheio de verglas, e etc e tal.

E foi assim que passei metade da manhã em casa, trocando telefonemas e mensagens de texto com o resto do pessoal do departamento e ouvindo na radio que a cidade estava um caos... Tudo isso com uma bela trilha sonora de fundo: as sirenes dos carros de bombeiros que não paravam de passar na rua...


Pequena explicação: “verglas” é quando acontece, como da para ver na fotinho ao lado, a formação de placas de gelo sobre as ruas, mais ou menos como o que ha nas pistas de patinação. Este fenômeno acontece sobretudo quando faz muito frio por alguns dias e que, em seguida, o tempo fica umido ou chove. Porque a agua da chuva, quando toca o solo que esta super frio, vira gelo (é o que eles chamam aqui de “pluies verglaçantes” ou “chuvas de gelo”). E isto obviamente é super perigoso, porque no verglas você literalmente patina. Se estiver a pé, cai de bunda. Se estiver dirigindo, pior ainda, porque você perde completamente o controle do carro e não ha nada a fazer.

A conclusão da historia é que so la pelas 10h30 da manhã a situação começou a se acalmar um pouco. Eu, morrendo de medo que estava, consegui uma carona com a assistente do departamento (não queria nem saber de pegar meu carro). E mesmo tendo saido de casa às 11 horas, demoramos mais de uma hora para chegar no trabalho. Estava um trânsito do inferno, todo mundo tinha deixado para sair depois, é claro.

Estão achando que a vida é facil por aqui, é? Aqui não tem enchente e nem cratera do metrô, mas tem neve e verglas! Novas problematicas com as quais estou tendo que lidar...

O mais engraçado da historia é que, desde que eu cheguei na França, ja aconteceu de tudo que me disseram que é raro. Primeiro me falaram que é raro nevar em Lyon. “Não se preocupe, em Lyon é super raro nevar, e quando neva, a neve não fica no solo”. OK. Em dezembro, tivemos três dias seguidos de neve aqui e eu fiquei super feliz quando quase atolei meu carro no estacionamento da empresa, em seguida pisei numa placa de verglas e tomei um tombo e, no fim da tarde, tive que tirar 10 cm de neve de cima do para-brisa do meu carro.

Agora me disseram também que um dia de caos como este, por conta do famoso “verglas”, é rarissimo por aqui. Pois é, ja tive a felicidade de ver isto também.

Como disse um amigo brasileiro, ter brasileiros por aqui (no Grupo SEB) é tão raro, que so pode ser a gente mesmo que esta atraindo este monte de coisas raras.

Qual sera a proxima raridade que me espera em Lyon?

Apesar de tudo, tenho tentado sempre ver o lado positivo das coisas: eu não tinha escutado radio antes da minha chefe me ligar, não tinha a minima idéia do caos que estava a cidade. Se ela não tivesse me ligado, com certeza eu teria saido com meu carrinho, com pressa (como sempre) e talvez tivesse me esborrachado em algum muro ou em algum outro carro. Depois, teve a assistente do departamento, que me ligou e ainda me deu carona. Que sorte de ter pessoas assim por perto!

Outra menina do trabalho não teve a mesma sorte: quando viu o caos que estava, ligou para o chefe e disse que ia chegar mais tarde. Ele ficou meia hora passando um sermão nela por telefone, dizendo que ela não levava o trabalho a sério, que a vida numa empresa não é assim e coisa e tal. Pode? Sem comentarios...

3 comentários:

Cristiane Coelho disse...

Vc sempre tem sorte com chefes!!
Bjs!

Corredato disse...

A Cris está certíssima. Quando eu crescer e entrar no mercado de trabalho, eu vou querer ter as chefes que a Kel tem. Aliás, o que se pode esperar de alguém que quando bate o carro, o cara da frente desce e pede desculpas? Só a Kel para ter tanta sorte. Mas ela merece !!! Te amo Kel !!!

Anônimo disse...

Olha, não sei se pose-se dizer que eu SEMPRE tenho sorte com chefes, principalmente quando se sabe que alguns chegavam até a atacar o telefone sem fio na parede quando estavam nervosos! :)
E o que dizer da fase em que quase fiquei careca (literalmente) de tanto estresse? Enfim, acho que eu tenho é crédito neste quesito, por isto estou aproveitando agora! hahaha
Kiw, tb te amo!
Bjs