terça-feira, 2 de setembro de 2008

Feliz Ano Novo !!!

“Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saude pra dar e vender!!!”

Depois de um mês de agosto mortal, quando quase todos os franceses estavam em férias, setembro é o mês da famosa “rentrée”. Para quem não é francês e nem nunca morou na França, explico: o verão aqui começa no final de junho e, a partir de meados de julho, a francesada toda se manda de férias. Dai que o final de julho e o mês de agostos são meses mortos mesmo, porque como todo francês sabe, férias é uma instituição sagrada aqui e eles “fecham a lojinha” durante todo o mês mesmo. No que eu acho que estão absolutamente certos.

Ou seja, como cheguei aqui no dia 10 de julho, um pouquinho antes do feriado nacional (14 de julho), tenho a impressão de que durante este mês e meio não vi a cidade como ela realmente é. Lyon estava uma super tranqüilidade, enquanto as estradas estavam abarrotadas (ja vi esse filme!) e o Sul da França imagino que estava mais ainda. Alias, senti até um efeito “gangorra”: como todos estavam no Sul, esta parte da França “pesou”, enquanto aqui onde eu estou ficou mais alto. Senti até uma diferença de altitude :).

Alias, fato interessante: julho e agosto são os meses de férias e ha até nomes para definir as pessoas que saem em julho ou agosto. Os que saem em julho são os “juillettistes” e os que saem em agosto, os “aoûtiens”. Ja pensou que engraçado se tivessemos isto no Brasil? Os que saem em férias em dezembro seriam os dezembristas e os que saem em janeiro seriam os janeiristas. Legal, não?

Durante o mês de agosto, tem até restaurante que fecha e põe uma plaquinha na porta: “estaremos em férias de tal dia a tal dia”. Incrivel... Não imagino um negocio destes em São Paulo... Imagina tentar ir ao seu restaurante preferido em janeiro e encontrar uma plaquinha na porta?

Alias, estava achando que os restaurantes estariam vazios no mês de agosto, visto que a cidade não tinha um terço dos habitantes. Mas aconteceu o efeito contrario: como até os restaurantes entram em férias, os poucos que ficaram abertos estavam cheios. E dai, danou-se se você não fez uma reserva.

Para quem ainda não entendeu o espirito, setembro aqui é como fevereiro ai no Brasil. Ou melhor, é como depois do Carnaval, quando o ano começa realmente para nos. Em julho e no começo de agosto, quando ainda havia uns gatos pingados por aqui, toda vez que falavamos de algum projeto ou trabalho a fazer, as pessoas diziam “vamos fazer à la rentrée”. Tudo era “a la rentrée”. “A la rentrée” a gente termina isso, “a la rentrée” você tera seu contrato de trabalho, “a la rentrée”, “a la rentrée”, “a la rentrée”. Agora chegou a famosa “rentrée”. E o que aconteceu?

Bem, é verdade que todo mundo ja voltou de férias. Os franceses voltaram a trabalhar. As crianças voltaram para a escola também (inclusive deu para sentir bem isto, visto que moro ao lado de duas escolas...). As ruas estão mais cheias, tem mais trânsito, o estacionamento aqui da empresa esta lotado. Esta todo mundo com aquela cara saudavel, bronzeada e descansada e, ao mesmo tempo, não muito felizes em voltar de férias...

So quero ver todos os projetos da “rentrée” sairem do papel... Ai, ai, tô ficando até com medo!!!

Bom, mas antes que algum engraçadinho faça alguma comparação do tipo “ah, mas pelo menos para nos no Brasil, o ano começa em fevereiro, enquanto na França começa so em setembro”, explicação: sim, o ano aqui começa em setembro, mas ele não acaba em dezembro... Complicou? Pois é, em dezembro a gente muda o “numero” do ano, mas pelo que entendi o ritmo não diminui tanto quanto no Brasil e é como se o ano continuasse. Exemplos praticos para facilitar o entendimento: aqui, a gente não fala em Campeonato Francês 2008, senão ele teria apenas 4 meses, visto que começa em setembro. Aqui, fala-se em temporada 2008/2009. Viram? O campeonato começa em setembro e so termina em junho do ano seguinte... Assim como as aulas... E tudo o mais. Ou seja, é um outro tipo de calendario!

Assim como a Terra gira em torno do sol, também nos, humanos, definimos nosso calendario em função do astro-rei... Claro, não ia ter a minima graça tirar férias no inverno e trabalhar no verão, se bem que ja fiquei sabendo que aqui na França tem até uma semana de férias para esquiar. Mas isto é assunto para outro post, a ser escrito em fevereiro!

Por isso, meus amigos, o ano esta começando para mim! Um brinde ao ano novo de 2008/2009!!!!

4 comentários:

Corredato disse...

Kekel !!! Eu sou um setembrista !!! Você é uma o que?

Anônimo disse...

Interessante...
Pega a semana para esquiar e vem pro carnaval!! rs

Patricia Coelho disse...

Feliz Ano Novo!!

Pega a semana para esquiar e me convida!! rsrsrsrs

Bjs!!

Anônimo disse...

Feliz 2008/2009 pra vc também!!!
beijinhos