quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A França ama o Brasil

Desde que cheguei aqui, e isto faz apenas dois meses, ja fui a 4 eventos brasileiros. E não estou falando de eventos organizados pela galera não, ja que como aqui tem uma comunidade brasileira, seria compreensivel de se imaginar que o pessoal organiza varias baladinhas. Estou falando de shows mesmo e eventos organizados pela prefeitura. Vai ai um pequeno recapitulativo:
  • Show do Olodum e dos Barbatuques no ultimo dia do festival Nuits de Fourvière

  • Show de musica brasileira (Trio do Sol acho que era o nome do grupo) em um dos eventos de verão “Todo mundo pra fora”, num domingo, na Ile Barbe

  • Domingo passado aconteceu o desfile da Bienal da Dança. A Bienal da Dança é um grande evento aqui onde, a cada dois anos (obvio) e durante um mês inteiro, ocorrem varios espetaculos de diversas escolas e grupos de dança. Além disso, para lançar a tal Bienal, sempre ha um desfile de escolas de dança na rua. Pois é, domingo passado rolou este desfile e, logo apos, teve um show de musica brasileira na principal praça da cidade. Houve quatro atrações: um grupo de Salvador (batucada), uma cantora de bossa nova, um grupo de chorinho (Agua de Beber) e a bateria da escola de samba de Visa Isabel. Surreal, não? Este show foi muito animado! Eu estava com a minha amiga Sandrine e também encontrei varios brasileiros que ja tinha conhecido e conheci varios outros, além de uns portugueses também. Em resumo, acho que estavamos em um grupo de umas vinte pessoas! E a galera toda dançando samba (ou tentando) na praça foi muito legal! Alias, acho que estou dançando mais samba aqui do que no Brasil. Fora um detalhe deveras engraçado: eu nem danço samba tão bem assim, sou dura que nem uma vassoura, mas dado o nivel geral de samba da galera francesa, a cada vez que faço uns passinhos basicos, eles me olham como se eu fosse uma passista de escola de samba! Eu dou muita risada!

  • Logo apos este show na praça, rolou uma balada (também de musica brasileira) na Marquise. A Marquise é uma balada super conhecida num barco ancorado no Rhône (Cris, lembrei das baladas do navio!!! Até porque o barquinho aqui também balança pra caramba durante a balada). Dai, que la tocaram uns grupos brasileiros e rolou de tudo: samba, forro,... No mais, pelo que eu fiquei sabendo, parece que esta balada brasileira acontece uma vez por mês la neste barco. Ou seja, quando eu estiver com muita saudade, posso ir la! O pessoal da galera brasileira esta todo animado para estas baladinhas. O duro é que elas rolam sempre de domingo e ai é meio ruim ficar até muito tarde. Eu, por exemplo, desta vez fiquei até umas duas da manhã, mas foi duro acordar cedo na segunda para ir trabalhar... Porque fazer uma baladona numa quinta, até tudo bem. Você tem que trabalhar na sexta, mas é so um dia. Agora, começar a semana ja chutando o pau da barraca assim é coisa para profissional! ;)

Para terminar o topico, a minha colega de trabalho inglesa esta fazendo quarenta anos esta semana e vai comemorar no sabado. Ela alugou um estudio de dança para uma balada e contratou um DJ franco-inglês (ou anglo-francês, sei la). Sabe o que o DJ falou para ela? “Olha so, pela minha experiência, os franceses se animam bastante com musica brasileira, então, se você não se importa, posso tocar algumas?”. Viram? Pois é, sabado que vem terei mais uma chance de sambar um pouquinho e impressionar o pessoal com os meus avançadissimos passos de samba, hahaha!

Abaixo, fotinhos do desfile, do show e da galera.

Nenhum comentário: