sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prevenção contra a Gripe A - Update

Eu não sei como esta esta historia de Gripe A ai no Brasil... Ainda se fala muito no assunto?

Aqui, com a iminente chegada do inverno e com a chegada das vacinas, so se fala nisso...

O pessoal esta até um pouco neurotico, sabem? Ja rolou comunicado na empresa pedindo a todos os funcionarios de não se darem mais as mãos, não se cumprimentarem com beijos no rosto, não compartilharem comidas, doces... Dai que tem ocorrido umas cenas engraçadas: o pessoal mais “rebelde”, do qual eu faço parte, continua como se nada estivesse acontecendo e, cada vez que vai cumprimentar alguém, rola aquela duvida: “sera que esta pessoa também faz parte dos rebeldes e continua se cumprimentando normalmente ou sera que ela faz parte do “sistema”?. Pois é, gente, duvidas profundamente existenciais...

Tem gente que não cumprimenta nem mais cliente ou fornecedor... uma falta de educação so. Ja presenciei cenas onde o fornecedor estende a mão para alguém da empresa e este alguém finge que não viu, ou apenas diz: “não podemos mais apertar as mãos, é a Gripe A”. E o coitado do fornecedor ficou com aquela cara de samambaia de plastico e aquele sorrisinho amarelo, sem saber o que fazer com a mão que ele tinha estendido e que agora esta la, pendurada sozinha. Ficou no vacuo, como dizem por ai.

Outra parte da neurose coletiva é que ninguém mais pode espirrar agora. Espirrou, todo mundo ja te olha estranho, como se você fosse um monstro ou um ET querendo abduzir a pessoa. Ja saem perguntando: “você não esta com a Gripe A não, né?”, como se por acaso você fosse dizer “sim, na verdade, eu estou com a Gripe A e estou espirrando na sua cara para te infectar de proposito”. Enfim, ao menor espirro, so faltam chamar o padre para te exorcizar. “Gripe A, sai deste corpo que ele não te pertence!!!”.

O duro é que, ao contrario dos outros virus, que adoram as criancinhas e os idosos, parece que o alvo da Gripe A são as pessoas de 20 a 30 anos... pela primeira vez na vida gostaria de ter mais de 30. Ou menos de 20, também não seria nada mal!

Fora a polêmica em relação à vacina. Uns dizem que vale a pena, outros dizem que não vão se vacinar nem que a vaca tussa (ôps, tossiu por causa da Gripe A?) e o boi cuspa. Porque, vejam bem, né? A vacina foi meio que feita nas coxas e quando teve o caso da hepatite não sei quantos anos atras todo mundo se vacinou mas depois descobriu-se que a vacina tinha efeitos colaterais e bla, bla, bla, whiskas sachê... zzzzzz. Da até sono este papo todo.

Eu ainda não sei o que vou fazer, sabe? Tô a fim de tomar vacina, não... Meu médico disse que é a favor, mas sei la...

Enquanto isso, algumas medidas de prevenção são difundidas e repetidas à exaustão:

- lavar bem as mãos varias vezes ao dia, especialmente apos ir ao banheiro (precisa de Gripe A para o povo começar a fazer isso?)
- ao espirrar, tampar a boca com um lenço ou com a mão (isto é questão de educação, aprendi desde criancinha!)

E por ai vai...

Mas agora, a melhor de todas, foi uma que ouvi de uma colega de trabalho: parece que uma amiga dela, mesmo antes desta historia de Gripe A, inventou um método para sempre lavar bem as mãos, no minimo 30 segundos, que é o recomendado. A cada vez que ela vai lavar as mãos, ela canta (não sei se em voz alta ou mentalmente) o “parabéns para você” inteirinho. Assim, ela tem certeza de ter passado 30 segundos lavando as mãos.

Imagina você entrando num banheiro publico e dando de cara com uma pessoa lavando as mãos e cantando baixinho: “parabéns para você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”.

Sabem o que é pior? É que deste que ouvi esta historia, lembro dela e do parabéns para você a cada vez que vou lavar as mãos! Ai, socorro!!!

E como sou muito simpatica, não podia deixar de compartilhar a dica com vocês... Estão pensando que so eu vou ficar com essa musiquinha na cabeça a cada vez que for ao banheiro, é?

Quem sabe um dia não criamos uma comunidade “eu canto parabéns para você enquanto lavo as mãos”?

UPDATE

Corrigindo, depois do comentario da Sophie: realmente, não foi a amiga de uma colega que canta os parabéns lavando as mãos... ela viu isso num filme do Woody Allen, Whatever Works. A descabeçada aqui é que esqueceu esta parte da historia (esta minha colega fala tanto, mas tanto, que às vezes eu desconecto e so presto atenção em algumas partes). Enfim... não deixa de ser engraçado, né?

5 comentários:

Sofizinha disse...

Acho que a sua colegua de trabalho foi no cinema ver o ultimo filme do Woody Allen...Whatever works. A personagem principal conta exatamente essa historia do lavar as maos cantando Parabens...
Bjs

Corredato disse...

Mas eu devo cantar a versão francesa de "parabéns a você", ou a versão brasileira estendida com o "É pique, é pique, é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, é hora, rá, tim, bum. Rachel, Rachel, Rachel!" E depois ainda tem aquela outra parte: "Com quem será? Com quem será? Com quem será que a Rachel vai casar? Vai depender? Vai depender?..."
NOssa isso seria um baita desperdício de água aqui no Brasil. Não pode ser uma outra música?

Anônimo disse...

Putz, Soph, foi isso mesmo... ela viu no filme... eu é que sou descabeçada e esqueci (sou assim mesmo, as pessoas me contam as historias e eu retenho apenas uma parte, rsrs).
Kiw, vc pode cantar so a primeira parte do parabéns em português mesmo, ta? Ja deve ajudar!!!!
Beijos

Cristiane Coelho disse...

Por aqui tb passamos por essa fase... Vc espirrava e já perguntavam se era a suína (aqui a gente chamava de gripe suína), mas agora já parou. Ninguém mais lembra. Talvez no inverno voltem a falar...
Tava achando que a neurose aqui era só pra desviar a atenção dos escândalos do Sarney... rs
PS: Tb tive a mesma dúvida do Kiw, mas já foi respondida!
Bjo

Patricia disse...

Aqui no Brasil ja passou, mas quando morava ai fiquei com a neurose antes da época. porque toda vez que eu ligava para a minha mãe (eu ai, ela aqui), ela me pertubava tanto que eu olhava estranho para cada um que espirrava do meu lado. E, vamos combinar que o francês espirrando não é nada discreto, aquele ritual de assoar o nariz fazendo todo aquele barulho guardando o lenço sujo no bolso eu nunca me acostumei, sem contar que é meio nojento, né?!
Bom, boa sorte e se eu estivesse ainda ai não iria me vacinar não. Tenho pavor de agulha e ir parar no hospital por um efeito colateral qualquer me deixaria com mais medo que qualquer outra coisa:/