terça-feira, 20 de abril de 2010

Fabula sem moral da historia

Era uma vez, uma escola de ensino fundamental. Nesta escola, uma classe em especial, a da professora Helena, era conhecida como a sala mais tranquila, a unica onde todos os alunos se davam aparentemente muito bem e quase nunca brigavam.

Até que um dia, chega a Joaninha, transferida de uma escola de outro bairro.

No inicio, todos ficam muito felizes com a sua chegada : uma nova coleguinha na classe é sempre uma otima novidade! Ainda mais porque a Joaninha era sorridente e simpatica com todos.

Joaninha se adaptou muito bem a esta nova turma, fez amizade com todos e, apesar de no inicio ter algumas dificuldades com o método de ensino da professora Helena, com o tempo ela foi se adaptando.

É preciso dizer que Joaninha era uma aluna muito dedicada: embora sempre brincasse com seus coleguinhas na hora do recreio, durante as aulas ela prestava atenção e sempre fazia seus deveres com muito capricho, o que não deixou de chamar a atenção da professora Helena.

Até que um dia, sem mais nem menos, Joaninha percebeu que alguns de seus coleguinhas não a estavam mais tratando como antes. Enciumados em relação à professora Helena, eles começaram a falar mal da Joaninha, cochichar pelos cantos, jogar indiretas. Até uma das amigas mais proximas da Joaninha, a Luluzinha, que era também a ajudante de classe da professora Helena, passou a trata-la mal.

Joaninha, é claro, ficou triste. E o que era uma sala de aula aparentemente feliz e tranquila transformou-se numa sala em que os coleguinhas brigavam pela atenção da professora.

Pergunta: quem foi o causador da discordia na sala? A Joaninha, por ser boa aluna e querer se destacar? A professora Helena, por dar-lhe uma atenção que foi percebida como diferenciada pelos colegas? Os coleguinhas que, enciumados, mudaram seus comportamentos e se viraram contra Joaninha?

Eu não conheço a verdade absoluta e acredito que a resposta é subjetiva e sera diferente em função de que “papel” você desempenha ou defende numa situação assim. Por isso esta fabula não tem moral da historia.

So sei que não é a primeira vez que isso acontece com a Joaninha. E que ela esta de saco cheio e ja chegou à conclusão de que a inveja é uma m....!

5 comentários:

Corredato disse...

Eu sou fan da Joaninha !!!

Patricia Coelho disse...

Que a Joaninha supere essa fase... Pessoas melindrosas estão em toda parte... Mas a Joaninha não pode deixar de estudar e fazer a lição de casa... Ela não vai deixar de ser boa aluna só porque os outros não querem se sentir inferiorizados, né? Eles que corram atrás para serem tão bons quanto a Joaninha!!
Bjs!

Ledier disse...

Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae, que possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo somente 180 dias; não é a toa que a Dona Joaninha vai chegar furando fila e sentar na janelinha.
Mas enfim, toda novidade em um ambiente estagnado gera um certo "caos", que se mantém até que uma nova ordem se estabeleça.
Logo, .|. no * dos invejosos que agora têm que "correr atrás do prejuízo" (odeio essa expressão) para se mostrarem competentes o suficientes para ganharem estrelinhas da professora Helena.
By the way, eu odiava o Cirilo e adorava a Maria Joaquina (só porque ela odiava o Cirilo também) - sim, eu assisti muito Carrossel quando era pequeno.

Luciane disse...

A Joaninha faz a parte dela, né? Eu também sou fã!!

Anônimo disse...

A Joaninha agradece as mensagens de apoio e informa que ja deu um belo de um "chega pra la" nas coleguinhas invejosas! rsrs.
Bjs