sábado, 1 de maio de 2010

Rachel vai esquiar

Fiquei devendo para vocês a historia do esqui, né ? Pois é...

So que estou pouco comunicativa estes ultimos dias (leia-se, estou com uma preguiça imensa, preguiça de ser e estar...). Vocês devem ter notado pela falta de posts nos ultimos tempos...

Enfim, a historia do esqui começou quando o Olivier, um dos meus colegas de trabalho, convidou a mim e ao Christophe (outro colega) a um dia de esqui nos Alpes com ele.

E preciso dizer que o Olivier mora em Annecy, pertinho dos Alpes e que ele ADORA neve e é instrutor de esqui para crianças. Quer companhia melhor para um dia de iniciação ao esqui?

Pois é, la fomos o Olivier, o Christophe e eu em plena quinta-feira à estação de esqui de Montchavin, na região de La Plagne, nos Alpes.

Primeira etapa: ir à loja de materiais de esqui e alugar os equipamentos necessarios. Detalhe: a loja era de um primo do Olivier, ou seja, não pagamos nada! Isto é que é ser VIP!


Pegamos emprestados os esquis, as botas de neve, as raquettes e os sapatos de esqui, é claro. Este tipo de bota que eu estou calçando na foto e com é qual é super dificil andar! A sensação é de estar com o pé engessado! Imaginem então este treco nos dois pés... no começo, mal conseguia andar... mas depois de um almoço regado a muito vinho, aperitivos e digestivo, eu ja estava até sambando com as tais botas...

Antes de esquiar, pausa para o almoço (tô gostando desse negocio de esqui, viu? Nem comecei a me exercitar e ja vou comer!).

No menu, uma deliciosa tartiflete (prato tipico desta região, feito com batatas, bacon, queijo... tudo isso gratinado!), super light, claro!

E muito vinho e digestivo para ver se as pernas dão uma amolecida...
Depois do almoço, finalmente vamos ao esqui! Atentem para a minha pose estilo "hum, vou tirar isso de letra!". Pois é. Não sei de quem foi a ideia de beber tanto alcool no almoço...

O inicio das aulas... "Olivier! Meus esquis estão com defeito! Eles estão deslizando!".

"Não, Rachel, é normal... estranho seria se eles não deslizassem...".



E assim começa a minha experiência...

No video abaixo, a primeira "descida" (descidinha, é claro, mas para mim, que mal estava conseguindo ficar em pé em cima dos esquis, ja foi um avanço e tanto!)

O primeiro tombo... (a voz que vocês ouvem é a do Christophe, que estava se divertindo horrores me filmando e tirando uma com a minha cara...).


Depois de uma hora subindo, descendo, andando como uma pata em cima dos esquis, até que estava conseguindo aperfeiçoar a minha técnica, não?

Apos esta uma horinha de iniciação ao esqui, fizemos uma trilha de raquette na montanha.

A raquette não é aquela que vocês estão pensando, não, aquela para jogar tênis. Raquette é um tipo de "sapato" que você encaixa nos pés para fazer caminhadas e trilhas na neve. Segue uma fotinho encontrada na internet:


Pois é. Fizemos uma trilha de raquette descendo a montanha.
No começo, estava adorando a tal trilha. As paisagens são magnificas! Estavamos la, andando no meio da floresta com neve para tudo quanto é lado. Lindo! Fora que, em alguns momentos, dava para ver o Mont Blanc. Maravilhoso!

Para vocês terem uma ideia, peguei outra fotinho na internet:



PS: não sei o que o Chris estava fazendo nesta hora, a unica missão dele era filmar e tirar fotos, mas ele não tirou nenhuma da trilha em raquette... Ai, ai, vou ter que arrumar um fotografo melhor da proxima vez... Nem preciso dizer que eu tinha levado minha câmera, mas mal conseguindo me equilibrar em cima das raquettes e segurando os dois bastões, tirar fotos era a ultima coisa na qual eu conseguia pensar...

Continuando a historia... no começo estava tudo lindo. Até quando eu me desequilibrava e caia, era uma festa so! Cair em cima de mais de meio metro de neve é uma delicia! Tudo fofinho, da até vontade de ficar la.

O problema é que, cada vez que eu caia, eu tinha que levantar, é claro! E levantar do buraco que a minha queda provocava na neve era complicado... minhas pernocas não estavam mais aguentando.

Além do mais, o coitado do Olivier não tinha se dado conta de que eu não sou a pessoa mais esportiva do mundo e ele havia planejado a descida toda da montanha de raquette. Ou seja, descemos dos 1700 metros onde estavamos esquiando até 1400 metros. Foram duas horas e meia de raquette e, no final, eu não estava aguentando mais! Minhas pernas ja não respondiam mais e eu caia a cada 5 passos.

Cada vez que eu caia, aproveitava e ia tentando deslizar de bunda o maximo possivel para ir ganhando tempo... O problema é que teve umas duas vezes em que eu estava escorregando de bunda e, de repente, fui escorregando mais rapido e mais rapido, acabei rolando na neve e escorregando de cabeça... e o medo de acabar parando num tronco de arvore? Pois é... Teve até uma hora em que o Olivier tentou me segurar durante um destes escorregões e... Strike! Ele foi pro chão também! Santo Olivier, quanta paciência! Morri de rir... So que, mais uma vez, o Chris não tirou foto... Enfim...

So sei que no final estava bem dificil e eu estava ficando cada vez mais mal humorada de tanto cair e não ver o fim da montanha. Fora que nenhum dos três bonitinhos lembrou de levar uma garrafinha de agua e, no final, eu estava com tanta sede, mas tanta sede, que estava quase comendo a neve do chão. Não é muita patetice ir fazer uma trilha e esquecer de levar agua? Pois é. Mas eu ainda tenho a desculpa de que nunca tinha feito trilha na neve...

Anyway, apesar de estar bem cansada no final, valeu a pena mesmo assim. Valeu muito a experiência na neve, o esqui, o passeio no meio da floresta... Adorei!

O unico problema é que, como minhas pernocas não estavam acostumadas a tanto esforço de uma vez so, estou agora com uma bela tendinite nos dois joelhos. Pois é, a tendinite ainda não curou, mesmo depois de quase um mês do dia do esqui...

Juro que quando esta tendinite passar, vou tentar praticar mais esporte (aos poucos, claro!), pois preciso fortalecer meus musculos das perninhas...

2 comentários:

Cristiane Coelho disse...

Adorei a aventura!
Tô aqui pensando como é ter tendinite nos joelhos... rs
Bjs

Ledier disse...

Kel, eu tô rolando de rir com seu post. Acho que foi o melhor de todos os tempos. Claro que fiquei com inveja e queria estar junto para rolar de rir na neve, mas enfim. Beijos.