segunda-feira, 24 de maio de 2010

Praga - No coração da Europa central

Voltemos aos relatos de viagem…

Quinta-feira retrasada foi feriado aqui e dai que, aproveitando a ponte e mais um dia que pudemos tirar na quarta, a Sandrine, a Marianne e eu fomos para Praga.

Detalhe que, inicialmente, nossa vontade era aproveitar este feriado para ir à Nova Iorque (nada a ver com o destino que acabamos fazendo). Mas dado que os americanos são um povo muito “simpatico” e que eles estão dificultando ao maximo meu visto, acabamos decidindo-nos por um destino europeu mesmo.

Enfim, embora todos digam que a primavera é a melhor época para se visitar Praga, a meteorologia foi um pouco caprichosa com a gente. Nada de dias bonitos e de calor. Pegamos três dias nublados e frios e um dia de chuva...

Apesar disto, achei que Praga é, realmente, uma linda cidade. O que mais me chamou a atenção la foram as lindas fachadas das casas e prédios. Uma mais bonita, mais enfeitada, mais colorida do que a outra. A arquitetura barroca dos prédios me fez pensar em Paris.






O segundo aspecto mais legal é que Praga tem muito verde. Arvores, parques e jardins para todos os lados. Até a Pariska (Rua de Paris), rua super luxuosa como a nossa Oscar Freire, em São Paulo, tem tanta arvore que elas acabam até cobrindo os nomes das lojas de luxo.




Praga também tem um rio, o Vltava (quase impossivel de pronunciar, como quase tudo no idioma tcheco), muito bonito e com uma torre metalica e uma catedral de fundo. Impossivel não lembrar de Lyon.



Vista para o castelo



A super famosa Ponte Charles, que liga a cidade velha ao bairro Mala Strana, ao pé da colina do castelo

Praga é ainda mais linda à noite, com seus prédios todos iluminados e os reflexos das luzes no rio Vltava.









Outro aspecto positivo da cidade é que la todo mundo fala inglês. Pelo menos o minimo para que os turistas possam se virar. Garçons, vendedores, motoristas de taxi, todo mundo se vira um pouco em inglês. O que é otimo, porque se a gente tivesse que tentar entender ou falar o tcheco, a estadia teria sido muito complicada. Como entender um cardapio como este?



A vida noturna de Praga é super agitada. Bares, pubs, restaurantes, boates, opção para todos os gostos! Até fomos a uma boate que, dizem, é a maior da Europa do Leste. Se é verdade, não sei. So sei que a balada tinha uns 5 ou 6 andares e parecia bem grande. Detalhe: subindo as escadas de um andar para o outro, escutei uns brasileiros conversando e uma menina dizendo, com um sotaque bem do interiorrr de São Paulo, que ela era de Sorocaba. É mole?

Praga também da de 10 a 0 em Lyon no aspecto transporte publico: ha varias linhas de tramways (um tipo de bondinho) que circulam a noite toda. Ou seja, nenhum problema para voltar da balada. E também varios taxis passando na cidade inteira o tempo todo. Basta parar e esperar menos de cinco minutos, e la vem um taxi. Muito diferente de Lyon onde, se você não conhecer os pontos de taxi especificos ou não tiver um numero de radiotaxi à mão, você pode desistir e voltar para casa à pé.

Mas se eu achava que havia encontrado o cumulo do mau atendimento na França, isto é porque não conhecia a “amabilidade” tcheca. Nunca vi um povo tão antipatico. Garçons, vendedores, motoristas de taxi, todos parecem que estão te fazendo um favor de te atender. Te olham com a cara mais emburrada do mundo, mal falam com você e ainda bufam na sua cara (tipo “não me enche o saco”). Nisto, os tchecos ainda têm que melhorar bastante. O ponto positivo é que voltei para a França achando que todo mundo aqui é super gentil!

A comida tipica tcheca é muito gostosa, mas não tem muita variedade. Ela é baseada em muita carne ou porco, repolho e batata (lembra um pouco a cozinha alemã com seus chucrutes). Ha um tipo de pão, chamado "knedlíky", que acompanha quase todos os pratos (deve ser tipo o nosso arroz). Meio pesado, mas gostoso.



Sim, tinha um caldo de frutas vermelhas na minha carne. Mas estava gostoso. E o tipo de pão branco é o famoso "knedlíky"

A bebida nacional é a cerveja, embora tenhamos degustado os vinhos também, que não eram nada mau.




Num pub: gostamos deste esquema de "self-service" de cerveja. Você se serve o quanto quer e paga o preço por litro no final.

O Castelo de Praga, tão famoso, não vale a visita. Quer dizer, vale a pena subir até la e visitar por fora. A região é bonita, com igrejas, museus, ruazinhas de paralelepipedo e o palacio real. Mas não vale nem um pouco a pena pagar 26 euros e ficar mais de 1h30 numa fila tão desorganizada que eu achei que estivessemos na Italia para visitar apenas 5 salas do tal palacio. Pura enganação para turista. Fica a dica.




Palacio Real: bonito por fora, mas não vale a visita.

Mas vale a pena fazer o museu dos brinquedos e babar em frente à coleção de centenas de Barbies que eles têm!




Vale a pena também subir na Torre Eiffel deles, a torre metalica, de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. Se você for claustrofobico, como eu, não pegue o elevador. As portas de ferro, os dois minutos interminaveis e a ascensorista fantasiada de bruxa não ajudam muito a descontrair o ambiente. Achei que fosse desmaiar... mas não tinha outra opção, ja que meus joelhinhos não me deixariam subir os quase 300 degraus a pé...







La no alto da colina de Petrin, mais conhecida como a colina dos apaixonados, onde fica a torre metalica, também tem o jardim de Petrin. Lindo!










No restaurante, antes da balada... Atentem para o tamanho da "tacinha" de vinho

Na balada, um encontro digno de uma aula sobre globalização: uma brasileira que mora na França conhece, em Praga, um neozelandês que mora em Londres. Ou seja, como juntar 5 paises e três continentes numa mesma frase e num mesmo bar. O cara era gatissimo e super gente boa, mas mais detalhes não conto no blog... so sei que valeu a balada e este sera o meu mais doce souvenir da Republica Tcheca...



"Outros" souvenirs de Praga: as tradicionais marionetes

3 comentários:

Patricia Coelho disse...

hahahahahahha

Como assim? Tem que postar foto do souvenir de Praga no seu blog!

Queremos saber os detalhes sórdidos!!! kkkkk

Adorei as fotos!
Bjs

Sofizinha disse...

Cade a foto do Australiano???
Cade os detalhes???
;-)

Sofizinha disse...

Que australiano...Neo Zelandes, oups!