quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E o post de n° 200 é sobre... Dijon!

Enquanto ainda não fui morar em Dijon, vou escrever aqui o pouco que sei sobre a cidade e a região.

Dijon é muito conhecida por ser a cidade da mostarda (pelos comentarios do post anterior, não so aqui na França, né?). Detalhe: a mostarda daqui não tem nada a ver com esta dai do Brasil. A daqui é beeeem forte, tipo de fazer chorar mesmo! Mas é deliciosa. Uma vez experimentada esta mostarda, você nem quer mais ouvir falar destas genéricas do Brasil...
Enfim, Dijon é a mustard-city. Ha varias lojas especializadas na região, onde você encontra todo o tipo de mostarda que pode imaginar. Até mostarda com sabores diferentes (queijo, vinho, alho,...) e um pouco exoticos (pode uma mostarda com gosto de queijo com geleia? Pois é... Comprei uma recentemente, mas não gostei muito não... prefiro a tradicional).


Dijon também é a principal cidade da região de Borgonha, uma região muito conhecida da França pela sua gastronomia e pelos seus vinhos. Huuummm, ta ficando interessante esta historia de ir para Dijon... Não é por acaso que meus colegas de trabalho me deram de presente um saca-rolhas chiquérrimo e duas colheres/pinças especificas para comer escargot!

Alias, vocês sabiam que é da Borgonha que vêm os famosos “escargots”? Pois é. Eu ja experimentei esta iguaria e devo dizer que gostei. Mas é como todo mundo aqui diz: o bom dos escargots é o molho com que ele é feito, à base de manteiga (muita), salsinha e alho. Muito bom! Mas se o bom dos escargots é o molho, porque é que simplesmente eles não colocam o molho em outros tipos de comida? Mistérios da culinaria francesa...


É da Borgonha também que vem o famoso “Kir cassis”. Para quem não conhece, o kir é um aperitivo francês bem gostosinho, à base de vinho branco e de licor de cassis (o original). Dai que o Cassis tipico vem de Dijon. Claro que você encontra outros tipos de kir com outros tipos de licor (kir amora, kir framboesa, kir pêssego), mas o original mesmo é o cassis. Tal qual a caipirinha no Brasil: varias formas de se fazer, varias frutas diferentes, mas a original mesmo é de cachaça com limão. E tenho dito!
Bom, por enquanto é isto o que sei sobre Dijon. Mas assim que aprofundar meus conhecimentos sobre a cidade e a região, venho aqui contar para vocês, ok?

3 comentários:

Quéroul disse...

seus conhecimentos sobre Dijon já estão excelentes.
a pergunta que eu faço, é: posso ir visitar você???

aloka.
=***

Corredato disse...

Kiw ker kir !!!

Thais Hannuch disse...

Meu, adoro Kir, adoro Mostarda de Dijon, adoro a Rachelita!
Acho que preciso juntar dinheiro e visitar a amiga em Dijon tb!!!!!!!!!!
Quando chegar ao BRÉSIL me avisa? Você ainda tem meu celular? Eu não tenho mais o seu número porque perdi meu telefone e com ele todos os contatos de uma vida toda.
Triste.
Miss you darling!