sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Não tô entendendo...

Momento nostalgia: quando eu era criança e vi pela primeira vez na escola a explicação do semaforo e suas cores (acho que foi no parquinho isto), eu não entendi muito bem o amarelo. O que queria dizer exatamente aquele “atenção”? Atenção o quê? O vermelho e o verde, para mim, eram bem claros; neste caso, os verbos no imperativo (Pare! Prossiga!) ajudam bastante. No verde você pode passar, no vermelho você espera. Mas o amarelo e seu “atenção” me intrigavam. Bom, é obvio e ululante que depois eu acabei entendendo o amarelo... Apesar de ainda não saber fazer baliza direito, eu não comprei a minha carta...

Enfim, a regra é: “vermelho, pare; amarelho, atenção; verde, prossiga”. Certo?

Não. Pelo menos não aqui na França...

E sabido por todos que, no Brasil pelo menos, o amarelo ha muito tempo virou: “acelera logo, mané, antes que o semaforo feche”. E, aparentemente, até aqui na França era assim.

So que algum mentecapto aqui inventou que agora na França é obrigatorio parar no amarelo. Isto mesmo que vocês leram: “vermelho pare, amarelo pare também, verde prossiga”. Alias, para ser mais exata, “laranja pare”, porque o amarelo do farol aqui é chamado de “orange” (achei bonitinho isto, apesar de acreditar que a cor do semaforo é mais para amarelo mesmo).

Enfim, dizem que andam até instalando uns radares nos semaforos para pegar o povo que passar no “orange” (me pergunto se o pessoal daqui andou fazendo estagio na prefeitura de Sampa). E eu, com meus reflexos que ainda não entenderam que estou na França (é, eu sou lerdinha mesmo), ja passei em uns três semaforos “orange”. Não teve jeito, eu vi o raio do amarelo/laranja e acelerei... So depois é que me toquei que tinha que ter parado. Espero que não havia radar nestes semaforos, porque até para ver radar eu sou meio tosca.

Mas pensando neste meu reflexo, cheguei à conclusão de que esta historia de parar no amarelo não faz o menor sentido. Porque, na verdade, como vim a entender bem depois das aulinhas da escola, o amarelo serve como um momento de tomada de decisão: o semaforo esta verde, de repente fica amarelo, e você precisa considerar varios fatores antes de decidir se passa ou não (se ha algum carro colado atras de você, por exemplo, se da tempo de acelerar e passar, enfim...). So se que se você é obrigado a parar no amarelo, não ha mais este momento de tomada de decisão. E fica tudo muito repentino, porque o semaforo pode estar verde como um gramado de futebol e, de repente, num segundo, ta amarelinho, e você tem que parar sem nem pensar. E dai, amigos, se tiver um carro na sua cola, blau, blau...

Anyway, espero que a moda não pegue ai no Brasil...

2 comentários:

Patricia Coelho disse...

Adorei o seu post!
Sabe... aqui na terra dos políticos também tem umas coisas estranhas, mas até que bem civilizadas. Aqui qualquer pessoa pode fazer o "sinal de vida" na faixa de pedestre e atravessar. Mas o problema é que na cabecinha dos pedestres, não tem orange, yellow, nada... quando vc está dirigindo, de repente um pedestre faz o sinal de vida e passa na frente do seu carro. Com sorte, todos sobrevivem... rs
Mas quando eu sou pedestre, acho ótimo. O único problema é que quando estou em São Paulo, faço o sinal de vida mas ninguém me entende!!! rs

Bjs!!!!

Anônimo disse...

Pat, o que é o sinal de vida? De repente posso tentar aqui também, rsrs.
Cuidado redobrado em SP... Se não for um carro, é uma moto que te pega, rsrs. Aqui não tem muita moto não, tô achando isto barbaro!!!
Bjs