domingo, 30 de novembro de 2008

E viva o novo Beaujolais! - Parte I


Uma das tradições aqui de Lyon é festejar o lançamento no novo Beaujolais, todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro.

O Beaujolais é um vinho francês produzido ao norte de Lyon, na região de Beaujolais (é claro!!!). Não é exatamente conhecido como o melhor vinho do mundo mas, como me disseram alguns franceses, “ça se boit” (ou seja, é bebivel). Na verdade, segundo algumas pesquisas informais (leia-se: perguntas feitas aos meus colegas de trabalho), o Beaujolais em si não é um vinho ruim. O novo Beaujolais (o que é lançado cada ano) é que não é la aquela maravilha, fato que eu pude constatar por mim mesma...

Pois bem, como eu dizia, todo ano, na terceira quinta-feira de novembro, acontece a festa do novo Beaujolais no centro de Lyon. Varios comerciantes montam seus stands e começam a vender copos ou garrafas de Beaujolais na rua, para as centenas de pessoas que por ali se espremem...

Dai que, depois de um dia de trabalho e três horas de dança (às quintas-feiras tenho aula de jazz e de salsa), fui com à Sandrine ao centro de Lyon celebrar o Beaujolais.

Realmente, não é o melhor vinho do mundo. Mas sabe como é, né? Você la na rua, no frio, no meio da galera, todo mundo feliz e contente bebendo vinho, você vai la e bebe um copo também. E mais um. E outro. E outro. E assim vai.

Ao contrario do vinho, a festa é muito legal. Realmente é um clima contagiante, todo mundo na rua, bebendo, conversando, brincando. E depois de uns copos de vinho os franceses ficam bem sociaveis... Minha amiga e eu conversamos com um monte de gente.

Primeiro conhecemos uns caras que se disseram jornalistas, nos fizeram um monte de perguntas e anotaram tudo o que falavamos. Eles queriam saber o que estavamos achando da festa, do vinho, do clima... Eu não estava botando muita fé que os caras eram realmente jornalistas, mas alguns dias depois, fazendo uma pesquisa na Internet sobre o Beaujolais (justamente para escrever este post), encontro o link seguinte: http://www.lefigaro.fr/vins/2008/11/21/05008-20081121ARTFIG00495-lyon-a-fete-le-beaujolais-nouveau-.php.

Caraca! Não é que os caras eram jornalistas mesmo ?

Não sei se vocês clicaram no link, mas tem uma parte do artigo em que eles falam de mim ! De mim, euzinha, Rachel!

Segue o trecho do texto e a tradução :

Un groupe de salariés anglais venus pour un séminaire, qui trouve le vin «very nice», se dit même surpris par une telle masse. «Pour la sortie du beaujolais nouveau, il n'y a rien de comparable en Angleterre.» Même son de cloche chez Rachel, une jeune Brésilienne qui travaille dans la communication. «On a le carnaval, mais aucune fête de ce genre.»

Tradução :

Um grupo de funcionarios ingleses vindos para um seminario, que acham o vinho «very nice», se diz surpreso com uma tal massa de gente. «Para o lançamento do novo Beaujolais, não ha nada comparavel na Inglaterra». Mesmo comentario feito por Rachel, uma jovem brasileira que trabalha em Comunicação. «Nos temos o Carnaval, mas nenhuma festa deste gênero».

Ok, os caras deturparam um pouco a minha frase. Mas eu sai no jornal na França !!!!! Não é o maximo isso ? Tô falando que daqui a pouco eu estou dando entrevista no Jô Soares…

Enfim, mas voltando ao artigo, os jornalistas deturparam a minha frase. O que aconteceu é que eles me perguntaram o que eu estava achando da festa e se no Brasil havia algo parecido, alguma festa assim em torno de uma bebida. Eu disse que não que eu soubesse. Dai eles falaram : « mas vocês têm o carnaval ». E eu disse : « sim, temos o carnaval, que é uma super festa, mas cujo tema principal não é a bebida ». E dai eles pegam a minha frase e transformam nisso (« nos temos o Carnaval, mas nenhuma festa deste gênero »), o que faz parecer que eu estou esnobando total o Carnaval e dizendo que a festa do Beaujolais é melhor. Sinceramente, nem de longe !

Voltando à festa do Beaujolais, depois dos jornalistas conhecemos um francês que ja estava meio alegrinho e que ficava dizendo que eu o irritava, porque eu entendia tudo o que ele falava (ele achava que, por ser brasileira, eu não ia entender certas expressões que ele dizia...).

E depois deste pentelho, conhecemos dois espanhois gatissimos e ficamos o resto da noite conversando com eles (em espanhol, porque depois de tanto vinho, o idioma flui que é uma beleza!). Ainda saimos de la e fomos para uma balada com os caras. Mas eles eram meio lerdinhos e não rolou nada, nem uma troca de telefone! Fiquei passada...

A moral da historia é que voltamos para casa às quatro da manhã, em plena quinta-feira (ou melhor, sexta) e um tanto quanto bêbadas... E isto foi apenas o primeiro dia do Beaujolais...

3 comentários:

Sofizinha disse...

oua!!! Rachel ta no Figaro...que chique amiga...continue bebendo, acho que esta rendendo, rsrs.
Bisous

Patricia Coelho disse...

kkkkk

Ta ficando famosa hein... quando for no Jô, não esquece de avisar os amigos! rsrs

Bjs,
Pati

Anônimo disse...

Kel, quando vc for entrevistada no Jô, posso ir junto? rsrs...
beijos