segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Hey, quem não pula não é Lyonnais!

Todo mundo sabe que eu AMO futebol, acompanho mesmo, sou uma torcedora fervorosa do Palmeiras, e adoro não apenas assistir, como também (e principalmente) comentar, discutir e dar palpites sobre os jogos.

Pois é, e mesmo estando aqui na França, não deixei de torcer pelo Verdão querido e nem de acompanhar os resultados do campeonato brasileiro. Alias, tenho que agradecer muito ao meu irmãozinho querido por enviar-me e-mails com os resultados dos jogos e a situação do Palmeiras no campeonato. E olha que o meu irmão é corintiano roxo! Mas é claro que ele também me manda comentarios sobre a série B, dizendo que o Coringão é lider da segundona e tal... Ai, socorro!

Enfim, so que agora também tenho um time francês, o Olympique Lyonnais, que é o time aqui de Lyon, claro. Porque aqui na França tem uma coisa diferente do Brasil: não existem varios times de futebol numa mesma cidade. Normalmente, ha um time grande por cidade e estes times grandes disputam o campeonato nacional. Por isto, temos o OL, de Lyon, o PSG, de Paris, o Olympique de Marseille (de Marselha, claro) e mais uma meia duzia de times de médio porte.

O OL é o principal time francês da atualidade. Este ano, foi campeão francês pela sétima vez seguida e também campeão da Copa da França (acho que é o equivalente da Copa do Brasil). E este ano eles estão disputando também a Liga dos Campeões, um campeonato disputado pelos times que foram campeões em seus respectivos paises.

Bom, daqui que semana passada fui ao estadio assistir a um jogo do OL contra um time romeno, o Steaua Bucareste, pela Liga dos Campeões. Foi um fornecedor do Grupo SEB quem nos ofereceu dois ingressos e eu fui com a Sandrine.
No caminho para o estadio ja foi dando para sentir o clima de futebol, o metrô estava lotado e todo mundo tinha um cachecol ou um gorro do OL (menos eu, snif...). O estadio estava lotado (37 mil pessoas) e a maioria era torcida do Lyon.

O jogo foi muito legal, terminou 2 a 0 para o OL, com direito a um golaço de falta do Juninho Pernambucano. Alias, abre parênteses: faz um tempão (acho que uns 6 ou 7 anos) que o Juninho joga aqui no Lyon e ele aqui é tratado como rei. Todo mundo o adora, porque ele joga super bem, faz muitos gols e, desde que chegou, o Lyon tem ganhado tudo. E é engraçado que todo mundo pensa que Juninho Pernambucano é o nome verdadeiro dele. Eu morro de rir... Ja expliquei a varios franceses o porquê do “Juninho” e o porquê do “Pernambucano” e que o nome verdadeiro dele não tem nada a ver com isto (Antonio Augusto Ribeiro Reis Junior), mas eles desacreditam... Fecha parênteses.
Mas apesar de o jogo ter sido muito bacana, senti falta de um pouco mais de emoção. Tirando a parte da arquibancada que estava exatamente abaixo de nos, e onde sempre fica a torcida organizada do Lyon, que canta e agita o tempo inteiro, o resto do estadio fica meio calado, meio timido. Todo mundo assiste ao jogo sentado e, quando ha um lance mais emocionante, perto do gol, algumas pessoas levantam para ver e dai logo vem um grito la do fundo: “Sentaaaaa”. Eu fiquei com a maior vontade de estar la com a torcida organizada, acho que estava bem mais animado por la...
Alias, achei engraçado também que o principal grito de guerra do Lyon seja “Hey, qui ne saute pas n’est pas Lyonnais” (Hey, quem não pula não é Lyonnais), visto que a maioria da torcida grita isto sem pular...

3 comentários:

Anônimo disse...

também ja fui ver o OL mas que saudade do Maraca;)

Corredato disse...

Isso está parecendo o Show da Avril Lavigne que fui em Buenos Aires a trabalho. Todos sentadinhos em cadeiras de plástico no campo gramado, comportadamente durante o show, apenas erguendo o bracinho para cima e para baixo.

Anônimo disse...

Pois é, Kiw, foi assim mesmo... Todos sentadinhos e comportadinhos. Igual ao show do Olodum também...