domingo, 9 de novembro de 2008

O problema são os outros

Quando eu cheguei aqui, toda vez que ia atravessar a rua fora de um semaforo, ficava esperando os carros passarem, tal qual fazia em São Paulo. So que os carros (a maioria deles, pelo menos), paravam para que eu passasse. Dai ficava aquela situação: eu parada esperando os carros passarem e os carros parados esperando que eu atravessasse. Demorou até que eu compreendesse que, aqui, os carros param para os pedestres, mesmo fora dos semaforos.

Mas o que demorou mais ainda foi pegar o reflexo de parar para os pedestres quando eu estou dirigindo. Isto demorou bastante, eu simplesmente não tinha o reflexo de parar para os pedestres, a não ser nos semaforos, é claro. Mas aqui ha muitas faixas de pedestre sem semaforos... E o motorista para quando ha um pedestre. So que eu demorei a pegar este habito e, até então, percebi muitos pedestres me xingando depois que eu passava de carro sem ter parado para eles...

Dito isto, me dei conta de uma coisa: a gente sempre fala no Brasil (mais especificamente em São Paulo), que os motoristas são uns loucos, dirigem como malucos, não estão nem ai para os pedestres, que na Europa é tudo diferente, que é so você colocar o pé na rua que os carros param. Até ai, ok. So que é engraçado como a gente sempre se refere aos motoristas como “os outros”, como uma classe à qual não pertencemos. Ora, e quando somos nos a assumir os volantes, como agimos? Sera que somos tão diferentes assim dos “outros”? Sera que respeitamos mais os pedestres?

Tudo isto me fez lembrar uma campanha que vi ha pouco tempo em SP, que dizia mais ou menos assim: “se todos os motoristas fossem como você, como seria o trânsito na cidade?”. Achei uma puta de uma campanha, pena que acho que não foi tão difundida assim. Sem querer dar lição de moral nem nada, mas se todo mundo se perguntasse isto, talvez o trânsito fosse um pouquinho mais civilizado...

Também lembrei de uma noticia que ouvi na CBN, quando ainda estava ai no Brasil. A noticia era sobre um levantamento realizado em São Paulo, que mostrou que se os motoristas da cidade fossem multados por todas as infrações que cometem, eles perderiam a habilitação em 8 minutos. Isto mesmo, meros 8 minutos bastariam para perder os 20 pontos da carteira se fôssemos multados por todas as infrações que cometemos.

Cliquem aqui para ler a noticia, difundida no site da globo.com:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL146825-5605,00.html

Não estou dizendo que a França é o mundo ideal e que aqui todos os motoristas são civilizados e dão prioridade para os pedestres. Muito pelo contrario, os franceses que eu conheço costumam dizer que Lyon é uma cidade onde é dificil dirigir, onde os motoristas não respeitam os pedestres e que os alemães é que são mais certinhos e dirigem melhor. Isto porque eles nunca foram para São Paulo... Mas acho curiosa esta visão que os franceses têm de que os alemães respeitam mais as leis, são mais certinhos, mais civilizados, mais pontuais... Estando aqui, percebi que, em muitas situações, a França esta para o Brasil como a Alemanha esta para a França...

Enfim, mas ja estou me habituando ao trânsito aqui. Ando bem mais relax no trânsito agora e me acostumei a dar a passagem para os pedestres... Pois é, outro dia até a minha amiga francesa me disse que eu sou “gentil demais” com os pedestres, pois simplesmente estava parando para todos...

2 comentários:

Patricia Coelho disse...

Oi Kel...
Já sou oficialmente uma fiel seguidora do seu blog!!
Adorei o post... que medo que deu de pensar se todos motoristas fossem como eu... rsrs
Bjs!!

Corredato disse...

Agora você entende a minha paixão pela Alemanha?