E engraçado como cada pais tem uma imagem no exterior, quase sempre uma imagem super estereotipada que não condiz cem por cento com a realidade.
Quando se fala em Brasil, pensa-se em quê? Samba, Carnaval, mulher pelada sambando na avenida, mulheres bonitas e futebol. Tirando a parte das “mulheres bonitas”, nem tudo é totalmente verdade, né? :) Obviamente, nem todo brasileiro samba, gosta de carnaval, joga futebol ou sai dançando pelado na rua. Mas é esta a principal imagem que exportamos.
Para nossa infelicidade, outras associações ao Brasil: prostituição, travestis, drogas, violência urbana, desigualdade social.
Mas nem tudo é assim tão ruim. Também ha associações positivas: povo feliz, acolhedor, gente animada que sabe fazer a festa, boa comida, calor, belas paisagens, o Rio de Janeiro, a Amazônia.
Ja quando se fala em França, no que se pensa ? Queijo, vinho, perfume, gente elegante, mas que não toma banho. Claro que a realidade não é bem assim.
Tem gente fedida aqui? Claro que tem! Assim como no Brasil tem mulher que samba pelada no Carnaval. Mas são exceções, a maioria dos franceses não são fedidos e tomam banho todos os dias sim.
Abre parênteses: descobri que muitos franceses não sabem que eles têm esta imagem. So quando eles vão para o exterior, é que se dão conta disto. Fecha parênteses.
Eu normalmente me irrito com estes estereotipos. Pelo simples fato de eles serem o que são: apenas estereotipos. Mas outro dia cheguei à conclusão de que ha algo pior do que isto...
Estava num restaurante, jantando com uma turma que conheci através de uma rede de expatriados. À mesa, varias nacionalidades representadas: alemã, francesa, canadense, mexicana, italiana, suiça, chinesa, austriaca e brasileira.
Conversavamos justamente sobre isso, sobre a imagem que cada pais tem no exterior – os alemães são muito frios e rigidos, os franceses não tomam banho mas são elegantes, os brasileiros são alegres e sambam pelados no Carnaval – quando a austriaca resolveu perguntar que imagem tinhamos da Austria. Silêncio geral. Ninguém sabia dizer sobre o que se pensa quando se fala na Austria. O maximo que alguém conseguiu exprimir foi: “Como na Austria se fala alemão, a gente tende a associar a mesma imagem que temos dos alemães”.
Olha que triste! Um pais que não tem imagem nenhuma! Ok, não tem estereotipo nenhum também, mas o fato de não pensarmos em nada quando se fala na Austria é quase como dizer que o pais é insignificante. Não, gente, imaginem se quando se falasse em Brasil, as pessoas nos associassem à Argentina ou à Colômbia? Nada contra estes paises (adoro Buenos Aires e os colombianos são o povo mais amavel que ja vi), mas é que nos, brasileiros, sabemos que somos diferentes dos argentinos, chilenos, colombianos, venezuelanos, paraguaios, e não iamos gostar de não termos nossa propria imagem.
Se bem que, como gente sem-noção tem em toda parte, outro dia um cara no bar, quando eu disse que era brasileira, me disse que falava espanhol (!!!) e me perguntou se eu tomava muito mojito... Eu mereço!
Audi Immersive in Vivatech 2024
Há 10 meses
2 comentários:
Rechelita,
Coloquei vc numa brincadeira de blogs! Olha lá no Juntado com Fé.
Saudades de vc, querida!
bjs
Thaisoca!!!!
Valeu pela brincadeira! Assim que conseguir parar para escrever 6 coisas sobre mim, vou participar sim!
Saudades de vc tb!
Beijocas
Postar um comentário