terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Reforma ortografica

Entendo perfeitamente que as linguas (os idiomas) são codigos que estão constantemente evoluindo. Mas não posso deixar de registrar minha frustração com a implementação desta nova reforma ortografica, mesmo que seja por motivos bem pessoais e nada nobres...

Sempre me gabei de conhecer direitinho a regra do trema (também, não é muito dificil), o uso do acento diferenciado (pelo e pêlo), o uso do acento circunflexo nas palavras vêem, crêem, lêem, vôo, perdôo e etc., e também sempre acentuei direitinho palavras como idéia e assembléia... Quanto ao hifen, bem, este eu nunca soube direito como usar mesmo... A nao ser pelas palavras que eu sabia como se escrevia simplesmente de tanto escrevê-las, as outras eu sempre tinha que procurar no dicionario...

Enfim, mas todas estas regras que eu conhecia direitinho, cairam por terra... E agora? Além de ter que me acostumar a escrever coisas como "ideia", "voo", "leem" (argh, que horrivel!!!), não vou poder mais esnobar ninguém com estes super conhecimentos da lingua portuguesa.

Mas o pior de tudo isto é: ja que era para complicar tudo de vez, por que raios eles não decidiram suprimir de vez todos os acentos agudos da lingua portuguesa? Assim, pelo menos, estariam acabados meus problemas com o teclado francês e meus posts não ficariam assim tão... tão... tão... ortograficamente errados!

2 comentários:

Cristiane Coelho disse...

Sinto a mesma coisa! Nosso conhecimento não serve pra mais nada e não consigo achar normal escrever "ideia"!!

Corredato disse...

Eu estou me sentindo um velho, justamente pelo fato de que minha vó morreu sem conseguir escrever "Fármácia" com "f", ela sempre escrevia "Pharmácia". Agora sou eu que vou pagar mico na frente da criançada. Pior do que ideia sem acento é voo sem nada em cima do ó.