quarta-feira, 1 de abril de 2009

Alô, alô, seu Chacrinha... Aquele abraço!


Quando vim para a França, quase nove meses atras (é, ja faz tudo isto sim), sabia que ia sentir falta de muita coisa: da familia, dos amigos, do clima, da comida, da informalidade e alegria dos brasileiros, entre outros. Mas algo sobre o qual nem havia pensado acabou sendo uma das coisas que mais me fazem falta aqui: abraço.

Não estou falando aqui de abraço no sentido sexual, abraço de namorado, marido, amante. Estou falando de um abraço mais ingênuo, sem conotação sexual. Abraço de amigo. Abraço de querer bem, abraço de proteção, abraço daqueles apertados que transmitem carinho, amor, amizade. Abraço daqueles que valem mais do que qualquer palavra. É deste abraço que estou sentindo falta.

Gente, os franceses são estranhos. Eles não se abraçam. Ou pelo menos não como os brasileiros. Parece que têm medo deste contato, parece que estão sempre na defensiva, sempre reservados, não se entregam.

E eu me dei conta disto em algumas situações que me pareceram muito estranhas:

- quando algumas pessoas do departamento foram mandadas embora e se despediram de todo mundo com apenas dois beijos no rosto, mas sem nem encostar no outro;

- quando eu sai daqui no fim do ano para passar as festas no Brasil e fui desejar Feliz Natal a cada um do departamento e, mais uma vez, foram apenas dois beijos no rosto. Nem a minha melhor amiga aqui me deu um abraço. A unica pessoa que me deu um abraço nesta ocasião foi a assistente do departamento. Ela é polonesa;

- quando eu voltei do Brasil e fui desejar Feliz Ano Novo a todos foi a mesma coisa.

Na verdade, nem para tirar foto os franceses se abraçam. Sabe aquela coisa de “vamos tirar uma foto, junta todo mundo” e dai você passa o seu braço por cima do ombro de quem esta ao seu lado? Pois é, não acontece muito por aqui...

Também ja ouvi varias conversas nas quais os franceses reclamam de pessoas muito “tateis” (é assim que eles chamam as pessoas que chegam muito perto ou que tocam nos outros enquanto falam).

Fala sério, que medo de contato fisico é esse?

Olha, para falar a verdade eu também nunca fui uma pessoa muito “tatil”. Odeio quem fala “pegando” em mim. Mas poxa, abraço é legal, né?

Obviamente esta historia do abraço, do contato fisico, é algo cultural. Cada povo, cada pais, cada cultura age de um jeito. Não ha certo e errado. Mas as diferenças são curiosas. É engraçado que brasileiro, mesmo mal se conhecendo, ja sai abraçando. Por isso, sendo brasileira, não tem como não achar um pouco frio o que vejo aqui. Com essa coisa de não abraçar, parece que os franceses estão sempre na defensiva, sempre desconfiando das pessoas, sempre querendo dizer “Olha, não chega muito perto não, ta? Eu estou te cumprimentando, mas você não é meu amigo”.

Deve ser por isso que em francês não existe a palavra “abraço”. É sério. Nem o verbo “abraçar”. Para dizer abraçar em francês, é preciso dizer “tenir/serrer dans les bras”, ou seja, “pegar nos braços”. Coincidência? Acho que não...

Enfim, como eu disse antes, tudo isto é cultural e tudo o que estou escrevendo aqui são apenas meus sentimentos em relação ao que observo...

No fim das contas, talvez a questão nem seja essa. Talvez os franceses abracem sim, mas os amigos mais proximos. E talvez eu ainda não tenha chegado neste nivel de amizade com nenhum francês... Sei la. So sei que abraço faz falta. E que, por isso, quando eu estiver no Brasil, não se assustem não, porque vou sair apertando todo mundo!

5 comentários:

Patricia disse...

é os franceses não são de se tocar mesmo:(
mas, e o verbo embrasser?
bj

Cristiane Coelho disse...

Sabe que eu até gosto desse pouco contato? Posso parecer fria agora nesse comentário, sei que está comprovado que abraço faz bem, mas detesto ficar com o cheiro do perfume dos outros em mim!!! Aquela gente que não fala com vc o ano inteiro e vem desejar feliz Natal, feliz aniversário... Preferia os 2 beijinhos só! rs Mas amigos podem abraçar, viu! Além do mais, vc tem um gosto parecido com o meu para perfumes... hahahaha
Saudades!!!
Beijão

Anônimo disse...

Oi Patricia,
O verbo embrasser, pelo que eu entendi, esta mais para "beijar na boca" do que para abraçar...
Cris, seu comment me surpreendeu! rsrs. Mas te entendo, tb não gosto qdo gente que mal fala comigo o ano inteiro vem me abraçar no fim do ano... não são esses os abraços que me fazem falta, são os dos amigos... Quanto ao perfume, vc tem razão, a gente tem o gosto parecido mesmo. Alias, para os meninos tb, lembra? rsrs
Bjs

Sofizinha disse...

a Patricia tem razao. o embrasser tem na origen o sentido de abraçar mas se perdeu esse sentido e ficou so o sentido de beijar. Para vc ter uma idea, Rachel, acho que até nunca abraçei meus pais...imagina que eu vou abraçar meus amigos e os meus colegas franceses? bjs e abraços rsrs

Anônimo disse...

Soph's,
Adorei esta! Quer dizer que o verbo "embrasser" caiu em desuso! Por pura falta de uso, claro (não do verbo, mas da ação em si...). So na França mesmo, rsrs.
Saudades!
E um grande abraço pra vc! rsrs
Rachel