domingo, 5 de abril de 2009

Férias!

Dai que desde o começo do ano tenho matutado sobre o que fazer das minhas férias. Sim, este é um problema sério.

Porque vejam bem: é verdade que os franceses têm inacreditaveis 7 semanas de férias por ano. E eu, tendo um contrato francês, também tenho direito a esta mamata. Acontece que aqui o periodo aquisitivo de férias é contado de maio de um ano até maio do ano seguinte. Ou seja, como oficialmente fui contratada aqui em setembro, não tenho direito à totalidade das incriveis 7 semanas.

Considerando ainda que no fim do ano passado tirei férias antecipadas para poder voltar para o Brasil, tenho menos dias ainda.

E levando em conta que os dias que sobram eu tenho que dividir entre as férias em julho/agosto (verão europeu) e as férias em dezembro (verão brasileiro e festas de fim de ano), acho que ja deu para vocês entenderem a gravidade do assunto, não?

Some-se a isso o fato de que quero voltar para o Brasil no meio e no fim do ano, mas também quero aproveitar um pouco do verão europeu (bobinha nada, né?), não consigo decidir nem o numero de dias a tirar de férias no meio do ano e muito menos para onde ir. Perfect!

Acontece que a ideia original era ir para o Brasil, passar alguns dias la e depois voltar para viajar pela Europa com uns amigos que virão me visitar.

Dai que domingo passado eu ligo para a minha mãe (como todo domingo, alias). Papo vai, papo vem, ela me pergunta assim: “Você ja sabe se vai conseguir tirar férias no fim do ano para vir para o Brasil?”.

- Como assim, mãe? Claro que vou! Isto é indiscutivel! So estou vendo ainda se vou conseguir ir no meio do ano também...

- Ah, que otimo filha! Que boa noticia!

- So preciso ver a questão dos dias, porque ainda não tenho direito a muitas férias e tal.

- Olha, filha, pensando bem, se eu fosse você, não viria para o Brasil agora no meio do ano não.

HÃ? COMO ASSIM? NÃO TÔ ENTENDENDO...

- Se eu fosse você, aproveitava para viajar ai pela Europa, porque nunca se sabe,
né? Aproveite enquanto você esta ai para conhecer outros paises. Quanto ao Brasil, você volta no fim do ano e passa as festas aqui com a gente.

Passada a surpresa inicial de ouvir isso da minha propria mãe, cheguei à conclusão de que ela é o maximo. A melhor mãe do mundo. Porque mesmo com o coração apertadinho e a voz embargada de saudade, ela pensa primeiro em mim e me diz que não vai ficar triste se eu resolver passar as férias aqui.

Enfim, ainda não decidi nada (geminianos não são conhecidos por serem as pessoas mais decididas do mundo) e ainda penso em voltar para o Brasil no meio do ano, nem que seja durante uma semaninha e emendando com um feriado daqui. Afinal de contas, tenho que sair apertando muita gente por ai, né? (ver post anterior).

Em todo caso, se acontecer de eu não voltar no meio do ano, não briguem comigo. Vocês ja sabem de quem é a culpa...  

2 comentários:

Cristiane Coelho disse...

Sou fã da sua mãe!
E mesmo preferindo q vc venha pra cá no fim do ano, concordo com ela. Eu ficaria no verão europeu! rs
Aliás, pensa com carinho na hipótese de vir em fevereiro... carnaval, carnavio... hahahaha
Bjs!

Cristiane Coelho disse...

Errata: onde se lê "no fim do ano", leia-se "no meio do ano"... rs