terça-feira, 14 de abril de 2009

Socorro, virei meu pai!!!!

Domingão de Pascoa convidei uns amigos brasileiros para almoçar em casa. Foi um “petit comité”, apenas três pessoas fora eu: o Thiago (o primeiro brasileiro que eu conheci aqui) e um casal de amigos dele, que uma vez ele me apresentou e que são muito gente boa, a Audrey e o Beto. Alias, o dia em que conheci a Audrey foi muito engraçado. Porque um ponto que temos em comum é que adoramos falar. Então, neste dia tinhamos acabado de nos conhecer e ja saimos falando, falando, falando, como se fôssemos amigas ha muitos anos. Mulheres têm essa capacidade. Mas também é bem verdade que nos demos muito bem desde o principio... ela é gente finissima!

Enfim, voltando ao domingo de Pascoa, passei a semana passada inteira pensando no cardapio. Porque olha so: convidei o povo para almoçar em casa, né? Mas não sei cozinhar nada. Quer dizer, so o basico, arroz, feijão, carne moida e purê de batata. Mas isso não é coisa que se sirva em almoço de Pascoa... então fiquei matutando sobre uma forma de servir uma comida semi-pronta-congelada-esquentada-no-microondas sem ficar muito mal, né?

E não é que consegui? Graças ao meu melhor amigo na França, o Picard! Gente, o Picard é o maximo! Nunca falei dele para vocês? Não acredito! Ele é um fofo, cozinha super bem e salva a minha vida aqui!

Não, o Picard não é um francesão gostoso que eu conheci aqui e que ainda por cima cozinha para mim. O Picard é uma rede de lojas que vende ABSOLUTAMENTE tudo congelado. E é tudo MARAVILHOSAMENTE bom. Não é tipo aquelas lasanhas congeladas que você compra no Carrefour e que têm todas o mesmo gosto. Não. São pratos diversos, variados e até refinados, so que prontinhos, congelados, so precisando colocar no microondas. Exemplos? Tem varios. Filé de salmão ao molho de ervas com arroz com legumes, yakisoba de legumes com carne acebolada (tipico chinês), lingua de boi (adoro!) com purê de batata, paella valenciana, raviole de ricota ao molho de champignon, enfim... isto so para ficar nos pratos prontos, porque ainda tem as entradas, tortas, pizzas, legumes, carnes, pães (sim, até pães congelados eles têm!), sobremesas maravilhosas, enfim, um paraiso!

Voltando ao assunto, finalmente acabei servindo uma refeição completa: salada de folhas verdes e tomates secos de entrada, dois tipos de risoto como prato principal (obrigada, Picard!) e bolo de chocolate com sorvete de sobremesa (basicamente o tal do “petit gateau”, mas vocês querem saber da ultima? Petit gateau não existe na França... quer dizer, a sobremesa de bolo com sorvete até existe, mas ela não tem o nome de petit gateau... nunca ninguém ouviu falar nisso aqui. De onde tiraram o nome “petit gateau” para esta sobremesa no Brasil eu não tenho nem ideia...).

Bom, o almocinho foi uma delicia! Comemos bastante, bebemos muito também (três garrafas de vinho em quatro pessoas, nada mal, hein?) e ainda fizemos um sonzinho pos-almoço (o Thiago trouxe o violão dele e a gente ficou cantando Legião, Paralamas e todos aqueles grupos dos anos 80 que todo mundo adooooora cantar numa roda de violão!).

Foi um domingo muito agradavel. Fiquei muito feliz (e orgulhosa de mim mesma) por ter feito este almoço, ter convidado as pessoas... me senti gente grande! Além do mais, acho que teria ficado triste de ter passado sozinha a Pascoa, ainda mais pensando que a minha familia toda no Brasil estava reunida e provavelmente comendo a maravilhosa bacalhoada da minha tia...

Então, mas o que tudo isto tem a ver com o titulo deste post?

E que, além de tudo, este evento ainda me permitiu uma importante descoberta sobre mim mesma: sou absolutamente neurotica com limpeza e arrumação. Porque foi so o povo colocar os pés para fora do apartamento que eu comecei a limpar e arrumar tudo, lavar a louça, arrumar a cozinha, repassar o aspirador na casa... Gente, eu virei meu pai!!!!!

Sim, porque meu pai conseguia ser o ser humano mais obcecado por limpeza e arrumação da face da terra. Incontaveis vezes me aconteceu de acordar no meio da madrugada com o barulho da vassoura magica (a famosa “Feiticeira”, lembram?). Pois é. Era meu pai, que acordava no meio da noite para ir ao banheiro, mas vendo uma pequena sujeirinha sobre o carpete, não conseguia se segurar e começava a passar a vassoura magica no quarto nesta hora mesmo... Neurose é hereditario, não posso fazer nada, não tenho culpa, é mais forte do que eu!

Um comentário:

Quéroul disse...

petit gâteau aí é marca de biscoito, né (bolacha pros paulistas...).
esse nosso docinho é o fondant au chocolat deles? não lembro...

Picard! bacana, mas eu nunca comprei... sou fã dos genéricos do Monoprix! (y)

=*