terça-feira, 7 de julho de 2009

God save Hugh Grant!

Em Londres, uma das coisas que eu queria absolutamente fazer era conhecer Notting Hill, o bairro retratado no famoso filme «Um lugar chamado Notting Hill», com a Julia Roberts e o fofissimo do Hugh Grant.

Pois é, queria conhecer o bairro justamente por causa do filme.

Abre parênteses : eu vi este filme umas 6 ou 7 vezes. Não porque das primeiras vezes eu não o tenha entendido (dãã), mas porque tenho um grande amigo que adora a Julia Roberts e, numa certa época de nossas vidas, ele comprou o DVD do filme e cada vez que a turma se reunia na casa dele, ele propunha de ver o mesmo filme. Sim, o amigo em questão é meio sem-noção. Mas a turma toda é também, porque ninguém se recusava a ver o filme pela milésima vez. Fecha parênteses.

E então que, passados sabado e domingo, eis que segunda-feira, ultimo dia da viagem, la vamos nos três de manhã rumo à estação de metrô Notting Hill Gate.

Obviamente, além de conhecer o bairro, eu também queria conhecer a livraria onde foi rodado o filme, né? Mas o detalhe é que nenhuma de nos três tinha o endereço exato da livraria, nem nenhuma indicação. As bonitinhas aqui acharam que era so descer em Notting Hill e a livraria estaria bem em frente, ou haveria painéis indicando a livraria que, a estas alturas do campeonato, deve ter virado ponto turistico.

Ledo engano. O bairro de Notting Hill é enorme (ok, comparado com Lyon, tudo é enorme) e não, não ha nenhuma indicação do tipo “livraria famosa”, “livraria do filme” ou “encontre o Hugh Grant”.

Humpft!

Como pode esta livraria não ter se tornado ponto turistico?

Anyway, se quem tem boca vai à Roma, não é uma livrariazinha perdida no meio de Notting Hil que a gente não vai achar, né?

So que o povo de Notting Hill é meio lesado e ninguém sabia explicar direito onde era o raio da livraria… perguntamos para umas cinco ou seis pessoas diferentes e todo mundo sabia dizer « mais ou menos » onde era, mas ninguém dizia ao certo. Andamos uns quarenta minutos debaixo de um sol escaldante (deixa eu esnobar o fato de ter pego tempo bom em Londres, ta?), perguntando para todo mundo que passava onde era o «famous bookshop from the Notting Hill movie». Até que uma hora uma moça super simpatica no mercadinho de Portobello Road nos disse: “Ah, a Travel Bookshop é logo ali”. E era mesmo. E chegamos até a famosa livraria.

Vai parecer besta, mas foi uma emoção indescritivel ver a livraria! E tirar fotos na frente dela e entrar nela e imaginar a Julia e o Hugh, ou melhor a Anna Scott e o William (personagens do filme) ali… Principalmente na cena em que a Anna diz assim para o William: “This fame thing isn’t real… I am also just a girl, standing in front of a boy, asking him to love her” (tradução: “esta coisa de fama não é real… eu também sou apenas uma garota, em pé na frente de um garoto, pedindo a ele que a ame”). Ai, ai, ai… (suspiros). Adoro!

Ok, passado o momento piegas, é verdade que a livraria mudou um pouquinho desde que o filme foi feito (o que ja faz dez anos, caraca!), mas a emoção esta toda la… e tem varias reportagens nos muros, reportagens da época em que o filme foi feito, com entrevistas com a dona da livraria que viu seu estabelecimento virar, de uma hora para outra, atração turistica…

Mas até que estava bem calmo la, viu? Ao contrario de todas as outras visitas que fizemos, não tinha quase nenhum turista na região. Deve ser porque ninguém sabe explicar direito onde fica a tal «livraria do Hugh Grant».

Não, obviamente não vi o Hugh e muito menos a Julia. Mas a visita valeu a pena. Não apenas pela livraria, mas pelo bairro em si, que é muito fofo! Cheio de casas lindas e coloridas e lojinhas super estilosas. Fora o mercado de rua de Portobello Road, que aparece em varias cenas do filme (vejam link abaixo). Sei la, tudo muito fofinho! Em alguns momentos, me fez lembrar a Vila Madalena, com suas casinhas e lojinhas… Amei Notting Hill, com Hugh Grant ou sem Hugh Grant, a visita valeu muito!

Deixo vocês com um link para o trecho inicial do filme, para vocês se sentirem um pouquinho em Notting Hill também…

Enjoy it!
http://www.youtube.com/watch?v=4N4bovTxuXA

3 comentários:

Quéroul disse...

parece eu com a Shakespeare and Co., em Paris, que eu precisava ir por causa do filminho com a July Delpy...
fiquei tão revoltada quando finalmente achei a livraria depois de passar milhares de vezes na frente e nunca ter visto!!!
aí, claro, tava lotada de gente e nem deu vontade de fuçar...

eu não lembro de Notting Hill, o filme. eu sei que eu vi, mas eu não lembro. tenho verdadeiro asco de Hugh Grant. hehe, sorry!

eba, conta mais de london? :)

Lu disse...

eu fui a notting hill tb por causa do filme e adorei. agora esse negócio dos ingleses não indicarem nada é recorrente. qdo fui a greenwich, queria saber como chegar ao meridiano. demorei séculos pra arranjar um santo que soubesse informar. gente. é tipo o meridiano que divide o mundo!

Anônimo disse...

Ai, ai, ai, Quéroul! Pq é que vc foi mencionar a tal da livraria do filme com a July Delpy? Agora fiquei me coçando para ir la também! rsrs. Até porque eu adoro este filme (quer dizer, gostei mais do primeiro...). Pode ir me contando onde é!
Pois é, Lu, estes ingleses são perdidos demais!
Beijos