segunda-feira, 6 de julho de 2009

God save London!

Dai que fim de semana retrasado, como comentei aqui, fui para Londres com duas amigas, passar três dias na terra da Rainha.

E ADOREI! Achei Londres simplesmente o maximo! Que cidade cosmopolita, heterogênea, interessante!

Eu sei que é clichê, todo mundo diz isto, mas é impressionante a quantidade de pessoas e tribos diferentes em Londres, cada um na sua e ninguém julgando ninguém. Londres é a cidade onde você pode vestir um agasalho de moletom grandão como se fosse um vestido (e nada mais, além do salto alto) e ninguém te olha estranho por isso. Não é exagero, não. Eu vi uma menina assim no aeroporto, vestindo um moletom como se fosse vestido e beleza. Normal. Que maximo!

Ok, ok, eu sei que não sou a pessoa mais desencanada do mundo (sempre hesito muito antes de me vestir para sair). Mas não pude deixar de imaginar o quão libertador deve ser morar em Londres neste sentido. Você simplesmente acorda, veste exatamente o que te der na telha e beleza.

Vi meninas saindo para a balada com vestidos justérrimos e curtérrimos em cima de saltos mega altos e ninguém olhava estranho, ninguém as julgava. Ah, e detalhe: os homens nem olham. Quem olham são as mulheres (turistas, no caso). De repente deve ser por isto que elas se vestem assim, para tentar chamar a atenção dos moçoilos ingleses que, ao que parece, conseguem ser mais lesos que os franceses.

Alias, no voo de ida para Londres, conheci uma americana muito gente boa que mora la ha um ano. Conversamos o voo inteiro (confesso que entendi apenas uns 60% de tudo o que ele me falou), mas uma coisa me chamou a atenção: ela me disse para eu não me sentir mal em Londres se nenhum cara me olhasse, porque eles são assim mesmo. Não é nada pessoal, são eles que simplesmente não olham para as mulheres. Ok. Como fazem então para conhecer as moçoilas? Sei não, mas algo me diz que isto tem alguma relação com o fato de que eles começam a encher a cara cedo (por volta das 17 horas) e assim vão até o pub fechar. Deve ser para se desinibir, né?

Inclusive os horarios dos pubs foi uma das unicas coisas que não gostei muito la, não. Porque eles fecham hiper cedo, tipo às 23 horas. Pode? O horario em que em São Paulo estamos no telefone com as amigas tentando decidir qual vai ser a balada… pois é, deve ser por isto também que eles começam a encher a cara cedo… por volta das 22 horas, ja esta todo mundo beeem trilili…

Anyway, mas o post é para falar do que gostei em Londres, né? Pois é, foi esta coisa de cidade heterogênea, mas também de cidade grande, com muita coisa para fazer. Porque, vejam bem, ficamos três dias la e não fizemos nem um quarto do que queriamos fazer! E olha que foi uma correria so!

Conseguimos fazer algumas das coisas mais importantes : o Big Ben (logico), a London Eye (roda gigante realmente gigante que foi construida para comemorar o milênio, em 2000, e de onde se tem uma super vista da cidade), o Palacio de Buckingham e a sua guarda real que não sorri nunca, o museu Madame Tussaud’s (super brega com os bonecos de cera das celebridades, mas imperdivel), o Regent’s Park, o Covent Garden (mercado de artesanato onde antes era uma estação de trem), o Candem Market (mercado super alternativo, onde se encontra todas as tribos de Londres), a avenida Picadilly Circus, o super fofo bairro de Notting Hill (aguardem um post completo sobre esta visita!), o bairro descolado de Soho, onde ha varios pubs, restaurantes e baladas (tudo fechando super cedo, claro), a Tower Bridge (uma ponte linda sobre o rio Tamisa), a Tower of London, o bairro London City ( centro econômico-financeiro da cidade)… pois é, fizemos tudo isto e mais alguns pubs pelo caminho, mas ainda ficou muita coisa para ver… Sem problemas, terei um otimo motivo para voltar!

Até porque descobri que estou perdendo todo meu inglês… Não entendia nada do que aquele povo falava, mas beleza… quem sabe eu volto la um dia, não apenas para turismo, mas para uma imersão em inglês?

Outra coisa que descobri nesta viagem : a comida tipica londrina definitivamente não é inglesa. A cozinha tipica de Londres é oriental. Porque para todo canto que você olha, la tem um restaurante japonês, coreano, chinês ou indiano. Alguma duvida de porque eu achei Londres o maximo? Quero morar la! Amo Lyon, mas ir para Londres me fez sentir que estou morando numa cidade do interior…

Que mais sobre Londres? Ah, sim. Tem um zilhão e meio de brasileiros la. Não estou falando dos turistas, não. Porque estes é claro que tem um monte. Mas tem também um monte de brasileiros morando la. Fui comprar os tickets para London Eye, o carinha do atendimento era brasileiro. Fui comprar uma Coca numa barraquinha, ôps, brasileira. Na Starbucks, a atendente era brasileira. Fora os que eu encontrei no metrô, andando nas ruas, com quem eu conversava e que me contavam que moravam la também. Sem brincadeira, falei mais português do que inglês em Londres!

Neste momento, pensei no filme « Jean Charles », que eu vi que saiu no Brasil. Tenho certeza que infelizmente este filme não chega aqui na França. Pena, mas vou tentar vê-lo ai no Brasil na semana que vem.

Também acho que por conta da brasileirada toda que ha em Londres deve ter passado uma lei obrigando todo cidadão a ter um par de Havaianas. Porque, sem brincadeira, nunca vi tanta gente calçando Havaianas! No metrô, na rua, nas lojas, nos restaurantes, o tempo todo, em qualquer lugar, olhava para os pezinhos dos ingleses e la estavam elas, as famosas.

Dai que, unindo isto ao fato de que em Londres você pode andar como quiser, um dia sai como os ingleses, ou seja, calça jeans, camiseta e Havaianas! Ok, pode parecer nada demais para alguns. Para mim é um super avanço no quesito « estou me lixando para o que as pessoas pensam », eu nunca tinha usado Havaianas com jeans… e foi uma delicia, viu?

Bom, acho que vou parando este post quilométrico por aqui… mas tem outras historias para contar sobre Londres, aguardem!

3 comentários:

Quéroul disse...

o Big Ben virou meu melhor amigo. Caramba, que prédio mais lindo aquele do Parlamento, né? eu não cheguei a ir no palácio, passei por ele naquele 'onibusinho de turista', hehehe. e eu só me dei conta dos guardinhas ingleses - sim, aqueles de vermelho com o troço na cabeça - bem depois. eu simplesmente não lembrava que eles existiam, até ver um DE BRANCO em frente a sei lá o que militar.
mas aí, já era hora de ir embora e eu acabei não vendo nenhum dele. :/

me encantei com Londres. não era nem de longe a cidade que eu mais queria conhecer, nunca imaginei de ir pra lá, como imaginava ir a Atenas ou Paris. mas foi a primeira cidade que eu cheguei na vida e me deu uma emoção inexplicável. andei nas ruas emocionada, da estação até o hotelzinho que eu ia ficar. depois pelas ruas e praças e desabei de chorar no museu britânico.
foi uma experiência linda.

Londres entrou pro meu coração pra sempre.

Anônimo disse...

Entendo vc... Londres também não era assim um sonho para mim, como Paris (esta sim, um verdadeiro sonho... a primeira vez que vi a Torre Eiffel, confesso que chorei...). Mas Londres também me surpreendeu e virou minha queridinha...
Vou dar uma xeretada la no seu link e nas suas historias...
Beijos

Fernanda disse...

Eu amo Londres!! E só fiquei lá uns 3 diazinhos e visitei menos lugares do que vc. Quando eu for te visitar nós temos que ir pra Londres, ok?
Vc nunca tinha usado havaiana com jeans, mas já tinha usado havaiana na balada, rsrs, lembra de Pipa? Good memories!!
beijos