segunda-feira, 27 de julho de 2009

A viagem de ida - Parte 1

Tem coisas que so acontecem comigo...

A pessoa aqui marcou sua viagem para o Brasil. Primeiro, o trem de Lyon para Paris. E, em seguida, o voo de Paris para São Paulo.

O esquema era o seguinte: trem saindo de Lyon às 18h56 e chegando no aeroporto de Paris às 21h03. O avião saia de Paris às 23h20, o que quer dizer que meu horario estava meio apertado, ja que duas horas para chegar, atravessar o aeroporto de Paris inteiro, fazer o check-in para São-Paulo, passar pelo raio-x e chegar à porta de embarque é pouco. Mas beleza.

Acontece também que eu resolvi sair da França no dia 10 de julho. Primeiro fim de semana de férias dos franceses e sexta-feira antes de feriado de quatro dias com ponte. Ja viram o drama, né? A França inteira indo viajar neste dia.

Eu tinha previsto de sair do trabalho às 17 horas, ja prevendo uma certa margem, ja que meu trem partia quase às 19 horas.

Acontece que o pessoal do meu trabalho ficou me botando pilha para sair ainda mais cedo, dizendo que por ser véspera de feriado e tal ia ter muito trânsito e que era melhor prevenir do que remediar.

Ok, acabei saindo às 16h30 e imaginando que, se eu pegasse o trânsito todo que todos diziam, ia demorar mais ou menos uma hora e meia para chegar na estação.

So que não peguei trânsito nenhum e o motorista de taxi ainda fez um caminho ninja que nos fez chegar à estação em vinte minutos.

Ou seja, às 16h50 eu ja estava na estação, mais de duas horas antes do trem... com mais antecedência do que para pegar o voo para São Paulo...

Enfim, como eu estava beeem adiantada, tive a brilhante ideia de ir tentar trocar meu bilhete por o de algum trem que saisse um pouco mais cedo (os trems Lyon-Paris são mais ou menos como a ponte aérea Rio-São Paulo, ou seja, um a cada meia hora).

Quando chego ao guichê, a mocinha me diz que tem um trem que sai às 17h56 de Lyon, ou seja, uma hora antes do meu. Melhor, impossivel. Eu digo para ela que tudo bem. Ela me diz que tem uma diferença de 19€, mas eu nem ligo, afinal de contas, melhor pagar um pouquinho mais para chegar em Paris mais cedo e com mais calma.

So que dai, depois de pagar a diferença com o meu cartão, eu olho o painel e vejo que o voo das 17h56 esta com um atraso previsto de 40 minutos. Dai eu pergunto para a mocinha: “escuta, este voo que você esta me oferecendo é o que tem 40 minutos de atraso?”. Ela olha com cara de boba para o painel e diz que sim. Eu digo que, se é para ter um atraso de 40 minutos, prefiro ficar com meu trem original e não pagar nada. Ela me diz que é tarde demais porque eu ja tinha pago e tal.

Enfim, depois de discutir um pouco, ela até me disse que poderia desfazer a operação. Mas dai eu fiquei pensando: vai que o meu trem, o das 18h56, também tem algum atraso? Se ele atrasar 40 minutos, eu estou perdida, vou perder meu voo. Pensei que era melhor pegar este mais cedo, porque mesmo com o atraso de 40 minutos, eu ainda chegaria mais cedo do que com meu trem original (vinte minutos apenas, mas ja é alguma coisa).

Ok, me sentindo meio enganada, eu saio do guichê e vou tomar um refri, afinal de contas eram 17h30 e meu trem so sairia dai a mais de uma hora.

Estou la na cafeteria, tranquilinha tomando minha Coca, quando ouço anunciarem no auto-falante: “Vossa atenção, por favor. Senhora Rachel Matos, por favor comparecer à recepção. Vossa atenção, por favor . Senhora Rachel Matos, por favor comparecer à recepção”.

Puta que pariu. Isto não é bom sinal. A ultima vez que meu nome foi chamado assim foi no aeroporto de Guarulhos, indo para a Venezuela visitar minha amiga Sophie e o fato é que estavam anunciando meu nome porque eu tinha esquecido minha pastinha no banheiro. Minha pastinha com meu passaporte, meu bilhete de avião e R$ 2000,00 em dolares que a Soph tinha pedido para eu levar a ela (por conta do controle do governo na Venezuela, ela não podia comprar dolares).

Não preciso nem dizer, é obvio e ululante que minha pastinha foi encontrada com meu passaporte (ainda bem!) e meu bilhete de avião, mas nem sinal dos dolares. Caralho. A viagem que era para sair de graça, pois eu tinha pago o bilhete de avião com milhas, ja começou com um prejuizo de R$ 2000,00.

Enfim, voltando à atualidade. Fui pensando tudo isto enquanto me dirigia à recepção e, ao mesmo tempo, verificando que minha carteira e meu passaporte estavam dentro da minha bolsa.

Agora, adivinhem porque tinham me chamado la? Porque a descabeçada aqui tinha esquecido o cartão do banco no guichê. So isso. Apenas o cartão do banco. Vai ser descabeçada assim la longe! O preju de R$ 2000,00 do ano passado não serviu nem como experiência.

Mas enfim, pelo menos eu recuperei meu cartão.

E depois comecei a escrever este texto para o blog, meio que como uma forma de desabafar e de desestressar. E de passar o tempo também. Que alias passou muito rapido e euzinha aqui quase perdi o trem para Paris! Isto mesmo, quase perdi o trem que eu mesma troquei e que era para sair uma hora antes do meu trem original, mas que estava 40 minutos atrasado. Me diz ai, quem é que consegue quase perder um trem que esta atrasado, tendo chegado com mais de duas horas de antecedência na estação?

Enfim, sai correndo toda esbaforida com a minha mala gigante e consegui pegar o trem. Cheguei a Paris 20 minutos antes do que se tivesse ido com meu trem original e paguei 19€ por isto.

Quase 1€ por minuto de diferença. Melhor nem pensar...

O bom é que em Paris estava tudo tranquilo, o check in até que foi rapido e a fila do controle mais ainda. Deu tempo de fazer umas comprinhas no free shop e terminar de escrever este texto aqui. Que eu so postei depois de voltar para a França por pura falta de vergonha na cara, ops, quero dizer, de tempo!

That’s it!

Entrei no aviãozinho rezei bastante para ele chegar em São Paulo inteirinho...

3 comentários:

Sofizinha disse...

Rachel to me sentindo melhor! Fiquei me sentindo mal depois da historia da Venezuela...a final de conta, eu que obriguei voce a levar dinheiro, culpa minha.
Mas já entendi que vc nao precisa de mim para esquecer as coisas!!!
Agora aquela mulher da SNCF voce devria ter insultado! 19 euros para um trem atrasasado!! Falta de respeito.
Bisous

Cristiane Coelho disse...

Vc não me contou essa história e eu não sei se te contei a minha do Rio... Tb esqueci o cartão de crédito no balcão do táxi no Galeão (e só fui sentir falta dele no dia seguinte), mas guardaram pra mim! E na volta, mesmo chegando bem cedo, tb quase perdi o voo, pq entrei em terminal errado, tive q embarcar no embarque internacional (meu voo tava indo pra Santiago) e a PF cismou que eu tinha algo nos pés ou na bolsa! Fala sério! Bem, o final desse dia foi meio trágico, pq ainda roubaram o meu carro... rs

Quéroul disse...

"Me diz ai, quem é que consegue quase perder um trem que esta atrasado, tendo chegado com mais de duas horas de antecedência na estação?"

um evento me vem à cabeça: gare du nord, eurostar, junho de 2008.
pontualidade francesa não existe. a culpa não é nossa, vc não está só!
o/