domingo, 11 de outubro de 2009

Aos meus amigos, com amor

Ha pouco tempo, uma antiga amiga do colegial, com quem eu não falava ha muitos anos, me achou no orkut.

E me escreveu, dizendo que tem saudades daquela época, saudades de mim, e que não lembra porque a gente se afastou.

E preciso dizer que no colegial nos éramos grudadas, unha e carne. Tinhamos os mesmos gostos para musica, esporte, baladinhas, meninos... E, mesmo nos vendo todo santo dia, trocavamos cartas imensas (escritas à mão e super coloridas) com juras de amizade eterna. Eramos inseparaveis. Até que nos separamos.

Eu lembro muito bem porque nos afastamos. Na verdade, foi ela quem se afastou de mim. Assim, sem mais nem menos, uns dois anos depois de nos formarmos no colegial. E um dia, uma amiga em comum me contou que ela lhe haveria dito que eu era muito chata e reclamava demais.

Até hoje não sei se é verdade ou se foi apenas um diz-que-diz-que. Fato é que esta amiga em questão nunca mais me procurou. E eu parei de procura-la porque não ia ficar so eu indo atras dela...

E eu achei muito pequeno isto de ela se afastar de mim porque eu "reclamava demais".

Mas enfim... passou.

Uns dois ou três anos depois disto, minhas duas melhores amigas, também da época do colegial, brigaram comigo.

Vieram com sete pedras na mão me dizer que eu era muito folgada, mesquinha, ambiciosa, e invejosa. Exatamente estas palavras.

Simples assim.

So porque eu tinha acabado de tirar carteira de motorista e tinha medo de pegar meu carro para busca-las na casa delas para irmos para a balada. Isto foi o suficiente para me qualificar de folgada e mesquinha. Ja o ambiciosa e invejosa, não sei de onde sairam.

So sei que, uma vez mais, minhas melhores amigas me diziam que não me queriam mais como amigas.

E, uma vez mais, achei tudo isto muito pequeno para estragar uma amizade como a que eu achava que tinhamos.

E querem saber? Naquela ocasião, eu deveria é tê-las mandado tomar naquele lugar.

Porque quem eram elas para me julgar daquele jeito e sobretudo me dizer todas aquelas inverdades e virarem as costas?

Mas fui tão pega de surpresa que apenas chorei.

E fiquei um tempão triste, mas depois, mais uma vez, o tempo curou.

Um dia, alguns anos depois, uma delas me procurou para me pedir desculpas por tudo aquilo.

Disse que eu não imaginava a falta que a minha amizade fazia e que ela queria retomar tudo como antigamente.

Eu a perdoei. Mas a amizade nunca mais foi a mesma. A gente nem se fala mais hoje em dia.

Simplesmente acabou. Tem coisas que são assim. Não tem como voltar atras. Não pelo que ela me fez, falou ou deixou de falar. Mas pelos anos que passamos afastadas. Tanta coisa aconteceu nas nossas vidas. Quando nos reencontramos, parecia que ja não tinhamos mais nada em comum.

Enfim, tudo isso me fez pensar em outras amizades que tive, outras amizades que acabaram do nada (sem necessariamente brigarmos ou eu ter que ouvir inverdades), outras pessoas que foram “meus amigos inseparaveis” em algum momento, mas que a vida fez com que nos afastassemos.

E dai pensei nos amigos de hoje. Nos queridos e inseparaveis (apesar do oceano de distância) amigos de hoje.

Do fundo da minha alma, não gostaria que acontecesse a mesma coisa com eles. Não gostaria que nos afastassemos.

Por isso, quero deixar um recado a eles:

Queridos amigos,

Não preciso nomea-los, vocês sabem muito bem quem são.

Vocês são parte da minha familia e, mais do que isto, a familia que eu escolhi.

E que de certa forma me escolheu também.

Vocês fazem uma falta do cacete!!! Vocês nem têm ideia!!!

E eu sei que eu sou chata e às vezes reclamo demais. Sei que sou possessiva e morro de ciumes de vocês e não quero que vocês tenham mais nenhum outro amigo além de mim. Sei que às vezes eu sou encanada demais. Fico puta quando vocês não vão ao meu aniversario ou quando vocês não lêem o blog. E incontaveis
vezes fiz vocês atravessarem a cidade para irem me buscar ou levar em casa.

Mas tudo isso faz parte do pacote chamado "Rachel".

Que vocês aceitaram tacitamente quando me escolheram como amiga e isto é irreversivel.

Por isso, se algum dia um de vocês ousar me dizer que não quer ser mais meu amigo porque eu sou chata ou reclamo demais ou qualquer outra patetice destas, eu quebro a cara de vocês, ok?

Não digam que não avisei !

Com amor,

Kel

6 comentários:

Corredato disse...

Que mensagem mais linda Kel !!!

Cristiane Coelho disse...

Chorei... rsrsrs
Engraçado, sempre achei que vc cultiva tão bem as amizades e tem amigos tão verdadeiros, que nunca imaginaria alguém "terminando" a amizade com vc!
Sempre penso que queria ser cuidadosa e atenciosa como vc!
E pontual tb! rs
Ok, vc tem que trabalhar alguns pontos como a ciumeira (rs), mas, para mim, é perfeitinha!!
Não sabe como faz falta!
BeijO grAnde!!!

Unknown disse...

Muita saudade de você... muita mesmo!! Te adoro amiga!!
beijos

Patricia Coelho disse...

Kel!!
To sumida do seu blog, mas quando entro, leio tudo de uma vez..rs
Mudei para SP, to trabalhando já e tentando não estressar muito com o trânsito. Whatever...
Linda mensagem... e se alguém disse que vc era "bla bla bla" só porque vc não foi na casa dela buscar pra ir na balada... Freud explica! Isso é "projeção". Invejosa, ambiciosa e bla bla bla é ela! rs. E da próxima vez que uma ex-amiga te ligar pedindo desculpa, diga que é claro que você perdoa, pq já fez uma análise psicanalítica freudiana da situação e entende perfeitamente que aquilo não era com você!! kkk
Beijosss!!!!!

Anônimo disse...

Valeu, gente!!!! You're the best!!! Por isso que são meus amigos e me fazem uma falta do cão!!!
Da para mudarem para Lyon???? rsrs
Beijos!!!

Unknown disse...

Ah não!! Pra se livrar era só dizer que vc é chata? Mas eu fiz isso uma porção de vezes nos dois primeiros anos de faculdade.... e ainda estou aqui, pagando meus pecados !!!!Que injusto!!!
O problema Kel, é que depois de algum tempo convivendo com vc, coisas sem importancia são esquecidas... nem lembro mais da última vez que vc foi chata.... (acho que foi em Guararema qdo jogamos o Dimitri na piscina.... deve fazer só uns 10 anos....) mas lembro de todas as vezes que vc me deu uma palavra de consolo, de motivação, de apoio.... de todas as vezes que vc me emprestou seu ombro, ouviu minhas lamentações, aturou meu mau humor, ouviu minhas teorias sobre a velocidade do tempo, aturou meu perfeccionismo e meus atrasos, reuniu os amigos, organizou eventos pra ficarmos juntos.... e etc, etc, etc... senão vou ficar dias escrevendo. Por isso Rachel, essa estoria de ser chata pra afastar os amigos não vai colar comigo! Você é mto importante na minha vida e mesmo com a distância, nada mudou! Ainda conto com vc pra todos os momentos e sinto sua falta. Te amo!!!!