sexta-feira, 16 de outubro de 2009

La vita è bella

Tem uma historia sobre a minha semana de férias na Italia que eu não contei para vocês, mas que agora vou contar.

É o seguinte: no nosso terceiro dia la, logo de manhã, fomos pegar o metrô para irmos para o Vaticano. E dai resolvemos, ao invés de comprar apenas um bilhete de uma viagem que custava 1€, comprar um bilhete que valia para o dia inteiro, para ônibus, metrô, trem, cipo e bicicleta e que custava 4€.

Ok. Fomos nos la na estação. Detalhe: na estação so tem maquinas automaticas, não tem tipo assim guichê com um ser humano atras.

Estamos la nos na frente da maquina, demorando um tempão para entender tudo o que estava escrito, todas as opções disponiveis e apertar os botões certos. E a fila se formando atras de nos.

Até que achamos a opção que queriamos, e pedimos 6 bilhetes de um dia inteiro (3 para este dia e 3 para o dia seguinte). 6 x 4 = 24. Ok. Colocamos uma nota de 20€ na maquina e começamos a procurar as moedas para completar.

Nisso, acho que demoramos um pouquinho demais para achar as moedas (e a fila se formando atras, sorry guys!) e a maquina começou a dar tilti e nos mostrar umas mensagens que não entendiamos. Como um cara do metrô estava consertando a maquina ao lado (por isso a fila atras de nos, porque so havia uma maquina funcionando), aproveitamos para pedir para ele nos ajudar.

O dignissimo senhor devia ter um desejo inconsciente incontrolavel de meter o seu dedinho onde não devia, porque assim que falamos com ele, sem nem perguntar qual era o nosso problema, ele meteu o dedo na tela da nossa maquina, no primeiro botão que apareceu na frente. Era o botão que dizia que queriamos apenas 1 bilhete de 1 viagem. O bilhete de 1 viagem foi impresso. E a maquina, que havia pego meus 20€, nos devolveu apenas 4€ (depois entendemos que a maquina so devolvia o troco maximo de 4€). Ou seja, pagamos 20, recebemos apenas um bilhete e 4€ de troco = prejuizo de 15€.

Nessa hora, vendo que a maquina não ia devolver minha linda nota de 20€, começamos a falar com o cara e dizer que queriamos o dinheiro de volta, é claro.

Detalhe: falavamos meio em espanhol, meio num italiano muito do sem-vergonha e meio em inglês. Bom, o cara cutucou a maquina, cutucou, enfiou o dedo em um monte de lugar (Freud explica!) e não conseguiu resolver o problema. Eu disse que não tirava meus pés dali enquanto a maquina não devolvesse o dinheiro (imaginem a cara das pessoas atras de nos, vendo que haviamos quebrado a unica maquina funcionando até então).

O cara foi la numa guarita que ficava ao lado das catracas falar com os outros funcionarios do metrô. Eis que um dos outros funcionarios vem falar com a gente e perguntar qual era o problema (pelo menos ele falava um pouquinho de inglês).

Explicamos tudo de novo e ele disse que não podia fazer nada. Como assim????

Ele disse que era funcionario do metrô, mas que era uma empresa terceirizada a responsavel pelas maquinas e ele não podia fazer nada. Nessa hora eu juro que achei que estivesse no Brasil. Como assim você coloca uma maquina automatica para vender bilhetes no metrô sem nenhum responsavel em caso de pane?

Eu, ja muito p. da vida, começo a gritar, esbravejar, dizer que não ia arredar os pés daquela p.... de metrô sem meu dinheiro de volta (normalmente eu sou avessa a escândalos, mas quando quero, sei subir nas tamancas e ser barraqueira... o Kiw e o Felipe que o digam!).

E o cara me deu uma folha para preencher, dizendo que a companhia ia me contatar e me enviar o dinheiro por correio.

Não, ele so podia estar de sacanagem, né? Vai me dizer que Papai Noel existe também e é ele quem vai me trazer o dinheiro? As coisas na Italia parecem funcionar menos do que no Brasil, imagina so se os caras iam me mandar meu dinheiro pelo correio, ainda mais sabendo que eu moro na França?

Fiz um pouco mais de escândalo, mas não adiantou nada.

Nessa hora, o que mais me frustrou de verdade não foi nem a perda do dinheiro, mas o fato de não falar italiano, porque queria ter feito todo meu escândalo e dito todos meus palavrões no idioma deles, para ter certeza que eles haviam me entendido!!! Ai, que raiva!!!!!

Anyway, preenchi a tal da folhinha e fomos comprar os bilhetes numa barraquinha fora do metrô (so depois descobrimos que fora do metrô ha bancas de jornais que vendem os bilhetes também, com seres humanos de verdade, que não vão engolir sua nota de 20€!).

Passando de volta pela catraca, ao lado dos funcionarios do metrô, não me contive e soltei um “Vai tomar no ....” em alto e bom som. Em português. Mas pela minha cara e pelo tom de voz, imagino que eles desconfiaram que eu não estava dizendo “eu amo a Italia”.

Depois de todos estes palavrões e todo este odio no coraçãozinho, so mesmo indo até a Basilica de São Pedro para tentar purificar minha alma, né? Não é qualquer igreja que ia servir não, tinha que ser o Vaticano mesmo!!!

Mas por que resolvi contar esta historia para vocês agora?

Porque, imaginem vocês, ha alguns dias recebi em casa uma carta da Italia dizendo que eles aceitaram meu pedido de reembolso (tipo assim, eles ainda tinham que aceitar alguma coisa?) e pedindo para eu enviar meus dados bancarios para eles depositarem o dinheiro.

É mole?

Desacreditei que isto aconteceu mesmo.

Bom, mas como dizem os franceses, é melhor não vender a pele do urso antes de tê-lo matado (versão francesa – e ecologicamente incorreta, diga-se de passagem - do provérbio “é melhor não cantar vitoria antes da hora”). Vou enviar minha cartinha com todos os dados e esperar para ver se o milagre acontece mesmo.

Sera que o fato de ter ido ao Vaticano logo apos o ocorrido tem alguma coisa a ver com isto?

10 comentários:

Corredato disse...

Adorei a parte "Freud explica". Como eu não analisei essa situação por esse ângulo antes? Ah, já sei... POis naquela hora eu não sabia o que fazer, se tentava salvar os 20,00 Euros ou se tentava salvar os funcionários do metrô de seu ataque. ahahaha Vc é incrível !!! Depois ainda me falam que viajar com o Kiw é perigoso... Ah vá...

Patricia disse...

aconteceu uma coisa parecida comigo em Paris e também discrente preenchi o formulario xingando horrores. No meu caso foram dois bilhetes e eles me enviaram um cheque com o valor e uma carta se desculpando.
demora mas não faia, hahahah, podia ser assim também no brasil!

Quéroul disse...

se ilude quem acha qe europa é tão primeiro mundo. itália é uma zona...
mas que bom que às vezes até a zona funciona.
:)

Quéroul disse...

gente, péra! Sérgio Corredato?
eu estudei com ele na escola. será???
:o

mundo (bloguístico) pequeno!

Luciane disse...

oi rachel, tudo bem? qto tempo! adorei os relatos das viagens. então, vou sair de férias no começo do ano e tava pensando em dar uma passadinha na frança. dá pra gente conversar por email sobre dicas e tals?
beijo

Luciane disse...

((eu assinei outros comentários como Lu. pareci meio invasiva no comment anterior? pardon))

Corredato disse...

Péra !!! Como assim estudou comigo na escola? Quem é a Quéroul?

Quéroul disse...

Se é o Sérgio certo, a gente estudou no Madre Iva! Sou a Carol Kesser, amiga da Céci Pimenta!

gente! gente!
diz que é o Sérgio certo? Porque eu conheço um Sérgio Corredato, hein, conheço sim!

(c'est quoi ce bordel mesmo. chatline de Rachel :P)

Corredato disse...

Carol !!!! Nem acredito que é você !!! Que mundo minúsculo. Sou eu mesmo, o Sérgio Corredato que estudou com você no Madre Iva. Estive com a Rachel na França em Agosto e até comentei com ela que achava seus posts muito divertidos e que iria conhecê-la quando voltasse ao Brasil, só para fazer inveja para a Kel. ahahah Agora posso fazer mais inveja ainda, pois eu te conheço há bem mais tempo que a Kel. ahahahah Anota meu e-mail/msn: sergio@corredato.com.br Vc tb me acha no Orkut. Um grande beijo.

Anônimo disse...

Geentemmm, que mundinho minusculo!!! Não acredito que a Quéroul e o Kiw, digo, Sérgio, se conhecem e estudaram juntos... Quem diria!!! O blog da Kel proporcionando reencontros, vai virar o facebook daqui a pouco! (ja virou chat mesmo, hahaha).
Lu, não foi invasiva não... pode me mandar um e-mail, sem problemas (rachel@rachelmatos.net).
Beijos a todos!!!