quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Da agua para o vinho

A novidade da semana é que eu tive meu primeiro curso de enologia. Isto mesmo, estou fazendo um curso para beber até cair, ôps, aprender mais sobre vinhos.

Dai que se trata de um pequeno grupo aqui da empresa (8 pessoas), que se reunem uma vez a cada dois meses e têm aula com um sommelier.

Eu entrei nessa meio que por acaso. A pessoa que divide o escritorio comigo faz parte deste grupo e me convidou a participar também. Ja faz dois ou três anos que este grupo se reune, ou seja, ja estão mais do que no nivel avançado da ciência do vinho. E eu não entendo patavinas do assunto... se houvesse uma prova de nivel, seria classificada no menos 1. Todo meu conhecimento de vinho se resume a: se eu gosto do vinho, ele é bom; se eu não gosto, ele é ruim. Simples, não?

Pois é, mas esta pessoa me disse que não havia problema de eu começar assim do zero, mesmo se o resto do povo ja esta no nivel avançado...

Enfim, fui eu la no primeiro curso.

O sommelier começa por uma pequena revisão e nos diz que é preciso apurar o olfato e bla, bla, bla. Dito isto, nos passa cinco pequenos frascos de aromas para que tentemos decifrar do que se trata.

Os frasquinhos foram passando e eu fui anotando o que sentia (ou o que achava que sentia). Minhas anotações e pensamentos:

1) Doce... mas tem cheiro de alguma planta... quem sabe hortelã?
2) Definitivamente uma planta. Arruda!!! É isso!!! Mas como dizer “arruda” em francês?
3) Morango... tenho certeza de que é morango! Tem cheiro de gelatina de morango.
4) Hum, este esta dificil... tem cheiro de madeira, arvore, mato... (sera que todos os vinhos cheiram a planta?)
5) Impossivel de descobrir

Seguem as respostas certas:

1) Uva moscatel: ah, ta... tudo a ver com hortelã...
2) Pamplemousse... (é tipo o grapefruit em inglês): perai, Sr. Sommelier!!! Não é justo isso... não existe pamplemousse no Brasil!
3) Maça verde: ai, ai, pelo menos desta vez não fui so eu quem errou... até os mais avançados disseram morango...
4) Resina de pinheiro: eu sabia que tinha alguma coisa a ver com arvore e madeira!!! Foi so uma questão de vocabulario!!!
5) Flor branca associada à amêndoas: então ta, né?

Quero ver onde vai dar isso...

Não, mas é mega engraçado como este povo descreve os vinhos... Apos a experiência dos cinco frascos de aromas, degustamos cinco tipos de vinhos diferentes e os alunos mais avançados tinham que descrevê-los, em termos de visual, cheiro e gosto, e tentar descobrir que tipo de vinho era, etc e tal.

Déem uma lida nas frases e sintam o drama:

- Este é rico em glicerol, as lagrimas são muitas e demoram a cair (Vinho tem lagrima? Tem, sim senhor!!!)
- Este é agradavel, aveludado, longo na boca (Aveludado?)
- Este tem cheiro de cassis, cereja, nozes, é meio mentolado, apimentado... e ao mesmo tempo tem umas notas animais, de madeira e de couro (Perai, o que é tudo isto? Como este povo sentiu tudo isto com apenas uma fungada no vinho?)

Agora, o melhor de todos:

- Este tem cheiro de damasco, mel, agua do mar e algas: pode parando por ai!! Se um dia, fora da aula, alguém me dissesse que um vinho cheira à agua do mar, eu teria certeza de que o vinho esta estragado!!!

Pelo visto, tenho muito que aprender...

2 comentários:

Corredato disse...

Oi Kel,
Estou morrendo de rir aqui. Ainda mais eu que tenho dificuldade com paladar. Meu paladar é 100% psicológico. "Diga o que como, que eu direi que como isso mesmo". Se vc falar que meu arroz tem sabor de pizza, automaticamente ele passa a ter sabor de pizza.
Ainda bem que não estava junto nesse seu curso, caso contrário iria ser difícil não se afogar com a água do mar que vocês "degustaram".
Beijos,
Kiw

Cristiane Coelho disse...

Adorei!!!
hahahaha