terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comilona? Não, gourmande!!!

Os franceses têm uma relação muito proxima com a comida: eles adoram comer, sair para comer, encontrar os amigos ao redor de uma mesa e, quando não estão comendo, estão falando sobre comida.

Este talvez seja um dos motivos que fazem com que a França seja o centro mundial da gastronomia. E Lyon é a capital gastronômica da França, portanto, a capital gastronômica mundial.

Tô feita! Que melhor lugar para alguém que adora comer?

É por isso também que nenhum outro povo no mundo poderia ter inventado a palavra “gourmand”.

Em francês, gourmand (ou gourmande, se for mulher) é um adjetivo que qualifica as pessoas que gostam de comer bem (e bastante), apreciam a gastronomia, experimentam novas comidas.

Até ai, nenhuma novidade, porque gostar de comer, quase todo mundo gosta.

O que é interessante é que os franceses usam um adjetivo positivo para qualificar as pessoas que gostam de comer. Ser “gourmand” aqui não tem nada de pejorativo ou negativo, enquanto que, em outros lugares, se você gosta de comer bem, você so leva adjetivos nada simpaticos, que remetem a um sentimento de culpa e de vergonha, como se gostar de comer fosse um defeito grave ou um pecado. Ou seja, se você gosta de comer, você é guloso, comilão, fominha, esfomeado, esganado, gordo.

Hoje em dia, estou muito feliz, porque posso assumir sem culpa (ta, talvez com um pouquinho so de culpa, vai) que gosto, sim, de comer bem. Simplesmente porque não sou gulosa ou comilona ou gorda, mas sim “gourmande”! E fica até chique dito assim, não?

PS: Tenho certeza de que agora vocês entenderam melhor o post sobre os pijamas...

Um comentário:

Quéroul disse...

eu sou muito gourmande.
opa, se sou!