sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E viva o fim de semana!

Vocês bem sabem que eu sou apaixonada por futebol e que também adoro bares, pubs, botecos e afins.

Que melhor ocasião para unir o util ao agradavel que um jogo de repescagem valendo a classificação para a Copa do Mundo entre França e Irlanda?

Pois é, quarta-feira à noite, vamos la, Sandrine e eu (sempre ela, minha companheira de botecagem) assistir ao jogo num pub (desta vez foi um escocês, não irlandês).

Ja no caminho, vejo um monte de carros passando e buzinando, um monte de gente alegre, e isso me surpreende. É preciso dizer que os franceses não são assim tão apaixonados por futebol quanto os brasileiros e que muitos com os quais eu havia conversado antes nem sabiam se iam assistir o jogo à noite ou não (blasfêmia total! Imagina se é no Brasil!!!!).

Abre parênteses: os franceses são tão menos ligados ao futebol que os brasileiros que no bar aonde fomos ver o jogo so tinha uma pessoa vestindo a camisa da França, euzinha aqui!!!!! Pode? Fecha parênteses.

Enfim, por isso toda a festa nas ruas me surpreendeu. Até que finalmente eu entendi o que estava acontecendo: não eram os franceses que estavam comemorando, e sim os argelianos, pois o jogo Argélia contra Egito tinha acabado de terminar e os argelianos estavam todos contentes com a classificação do seu pais para a Copa.

Pois é, estava mesmo muito estranha esta historia de franceses buzinando...

Sandrine e eu chegamos la no pub escocês absolutamente lotado de gente (metade franceses, metade uma gringaiada que eu não sei que raios era, se escocesa, irlandesa, holandesa, enfim...). Não tinha nenhum lugar para sentar (até ai, tudo bem), e tivemos que ver o jogo de pé, no meio da muvuca, e bem perto do telão, o que deu uma certa dor no pescoço, mas beleza, né? O que a gente não faz pelo futebol??? E pelos caras gatos também, nunca vi tantos num mesmo lugar! Ja sei onde vou começar a ir “botecar” agora, meu Deus, que lugar prospero!!!

Voltando ao jogo França e Irlanda: a França havia ganhado o jogo de ida, la em Dublin, por 1 a 0 e precisava somente de um empate ou de uma vitoria simples para se classificar para a Copa do Mundo. E o jogo de volta era em Paris, ou seja, teoricamente mais facil de ganhar.

Mais facil? Quem disse?

Os irlandeses pressionavam, pressionavam, e os franceses pareciam perdidos no meio de campo. A impressão que eu tinha é de que havia 11 irlandeses contra 8 franceses... incrivel!

Até que a Irlanda marca um gol... puxa vida... Agora a França precisa ir para cima, porque o empate levaria à prorrogação.

E foi exatamente o que aconteceu, porque os franceses lesos não conseguiram marcar um gol no tempo normal.

Começa a prorrogação e nos ainda la no bar, rodeadas de homens (acho que tinha uns 15 em volta de mim e da Sandrine, mas todos com os olhos grudados no telão).

Jogo dificil, a França não consegue marcar... Até que, uma hora, um cara do nosso lado começa a cantar o hino da França. E o pessoal ao lado começa a seguir e cantar junto, até que o bar inteiro estava cantando o hino.

"Allons enfants de la patrie...
Le jour de gloire est arrivé…"

Pois não é que bem na hora do refrão (« aux armes, citoyens! »), a França marca um gol???? Incrivel!!! A galera grita, explode, e pela primeira vez na noite eu me senti como se estivesse num bar no Brasil.

Mas, perai, perai... o que aconteceu? Não foi gol???? Ah, não!!!! Foi impedimento!!!! Puta que pariu, voltamos à estaca zero.

O cara ao nosso lado recomeça a cantar o hino... e todo mundo segue...

"Allons enfants de la patrie...
Le jour de gloire est arrivé…"

Desta vez, nem chegamos ao refrão e a França marca de novo! Inacreditavel!!!!!! Gooooooooooooooooolllll! Yes, yes, yes!!!!

Felicidade geral, todo mundo se abraçando, cantando, achando incrivel a sorte que a “Marselhesa” (hino da França) trouxe e se dizendo: “poxa, quer dizer que era so cantar o hino?”.

(Vou me lembrar disto na Copa no ano que vem e cantar o hino brasileiro durante os jogos...).

Alguns segundos depois, a gente viu claramente nas gigantescas imagens do telão que o gol foi ilegal, pois o Thierry Henry, na hora de fazer o passe para o cara que marcou ou gol, ajeitou a bola com a mão. Na cara de pau mesmo, voluntariamente, parecia um lance de handball...

Mas enfim, o futebol tem dessas, né? O jogador foi malandro, o juiz não viu nada, os irlandeses ficaram putos e os franceses se classificaram para a Copa com a “mão de Deus”... pois é, a Argentina ja não ganhou uma Copa do mesmo jeito, com um gol de mão do Maradona?

Nos voltamos para casa felizes e contentes depois de uma noitada de futebol e botecagem... e com um novo endereço para as proximas baladas!

E assim começou meu fim de semana em plena quarta-feira... Sim, porque apesar de aqui não termos tido feriado prolongado como no Brasil, em fim de semana de Beaujolais, jantar com expatriados e show do Muse, ja comecei a farra na quarta-feira mesmo...

PS: Ja que estou falando de futebol, quero deixar aqui o meu protesto contra a merda do meu time no Brasil, o Palmeiras, que, mais uma vez, nadou, nadou, nadou e morreu na praia... e vai deixar os Bambis serem campeões de novo, ninguém merece!!!!!!!!!!!!

7 comentários:

Quéroul disse...

fato, seu time é um lixo.

hohoho

Corredato disse...

O futuro é dos bambis !!!

ledier disse...

Não adianta... é a evolução. Bambis forever!

Cristiane Coelho disse...

hahaha
E como vai o Lyon? Já piorou muito desde que vc foi p/ aí? rs

Patricia disse...

não acredito que vc foi no show do Muse, que inveja. Só foi eu sair dai pra começar a ter shows que prestam, aff.

Anônimo disse...

Ignorando os comentarios dos torcedores de times rivais, rsrs.
Cris, o Lyon AINDA não piorou muito não. Esta em segundo lugar no campeonato e eu estou torcendo muito para eles ganharem (ôu, ôu, acho que é melhor eu parar de torcer, né?).
Então, Pati, so este mês ja teve Muse, Depeche Mode e Placebo... Não chega a ser Paris, mas não da para reclamar, né? Rsrs
Beijos

Patricia disse...

nem me fale que depeche mode desistiu de tocar aqui no rio e o metalica que só vai em sampa?! Ai que raiva. Vai aproveitando;)