domingo, 10 de janeiro de 2010

Welcome to real life!

Depois de três boas semanas de férias no calor tropical do Brasil, voltei para a Sibéria, quer dizer, para a França.

Gente, cheguei em Lyon na quinta-feira de manhã... estava fazendo -5°C e estava tudo branquinho, branquinho... tinha nevado aqui no começo da semana e, por conta das baixas temperaturas, a neve tinha acumulado. Detalhe que é bem raro nevar aqui e, quando isto acontece, normalmente a neve derrete logo em seguida, não acumula... Mas desta vez parece que a neve resolveu dar as caras pra valer por aqui...

Pois bem, na quinta até que estava tudo bem, as calçadas cheias de neve, mas as ruas livres... os caminhões “caça-neve” haviam passado e feito o trabalho deles direitinho, limpando as ruas. Mas a meteorologia estava prevendo uma nova nevasca para a noite de quinta para sexta... Bem na sexta, dia em que eu voltava a trabalhar.

Dai que acordei cedo na sexta, liguei o radio e ouvi que a situação estava normal. A nevasca prevista para a noite ainda não tinha acontecido e as condições de trânsito estavam otimas, melhores até do que em época de férias (muita gente não foi trabalhar na sexta e as escolas também não tiveram aulas).

Então a bonitinha aqui foi trabalhar. Chego no trabalho, cumprimento todo mundo, dou feliz ano novo a todos, conto sobre as férias, escuto as historias dos outros sobre as festas... enfim...

La pelas 11h30, começa a nevar. Muito. Tipo assim, muito mesmo. Uns flocos de neve gigantes! Em uma hora de neve, a pista do estacionamento da empresa ja estava coberta. Todo mundo começou a dizer que era preciso ir embora mais cedo, tipo antes das 15h, se não quiséssemos ficar presos la ou enfrentar 5h de trânsito para ir embora (isto aconteceu ha alguns anos aqui... teve uma nevasca assim, e o povo que tentou ir embora, levou 5h para fazer o trajeto Ecully-Lyon, que leva de 15 a 30 minutos normalmente). Pois é. Ai no Brasil vocês têm a enchente, aqui a gente tem a neve (ok, ok, concordo que pelo menos a neve é mais bonita...). Dai que euzinha aqui, que ja não sou acostumada com a neve, não sei dirigir na neve e cujo carro não tem pneus de neve, entrei em pânico, né? E fui embora ao meio-dia. Sim, fui embora ao meio-dia no dia em que tinha voltado das férias. Mas eu é que não ia me arriscar a ficar presa la na empresa ou bater o carro tentando dirigir na neve.

Enfim, voltei para casa, trabalhei a tarde toda (este foi o lado bom de eu ter ido trabalhar de manhã, pelo menos pude pegar meu computador para usar no fim de semana, ja que o meu notebook pessoal ainda esta inutilizado sem o carregador dele...).

Passei o resto da sexta em casa. E o sabado e o domingo também. Não coloquei o nariz para fora de casa o fim de semana inteiro. Literalmente, hibernei. Não parava de nevar e a rua da minha casa, que é meio uma ladeira, virou uma pista de esqui. Sério. Vi um cara com esquis descendo a ladeira. Pena que não deu tempo de tirar fotos. A parte de tras dos meus prédios, onde ha as ruinas romanas, também virou pista de esqui. Teve até familias vindo aqui com os filhos e fazendo esqui-bunda... disto pelo menos eu consegui tirar fotos!!!

Bom, estou escrevendo tudo isto no domingo à noite. Parou de nevar desde hoje à tarde. Espero que os caminhões “caça-neve” passem de madrugada limpando os caminhos para que amanhã eu possa ir trabalhar direitinho...

Deem uma olhada nas fotinhos abaixo para sentirem o drama:

Neve na frente do meu prédio (detalhe do carro meio atolado em frente à igreja)



Neve na minha sacada



Neve atras do meu prédio... e a gurizada se divertindo...



6 comentários:

Patricia Coelho disse...

Uaaaau... neve é um saco, eu sei... mas dá para se divertir!! vc não foi fazer ski-bunda tb?? rsrs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que gostoso, hein!!!! Enquanto isso, em São Paulo.... 30 graus o dia todo... e tempestade no fim do dia!!! Tomara que esse frio diminua em Fev... Bjossss

Corredato disse...

Eu quero neve !!!

Anônimo disse...

Ski-bunda eu não fiz não, mas ja combinei com uma amiga que se nevar mais, no fim de semana a gente vai fazer um boneco de neve!!!
E eu so pensando que um pouco mais de uma semana atras eu estava na praia... ai, ai, que saudade!!!

Cristiane Coelho disse...

É tão lindo... hehehe