quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Diario de bordo - Parte 2 - Veneza

A ida de Roma para Veneza foi uma verdadeira Odisseia.

Tivemos que acordar às 2h30 da madrugada (Kiw, que parte de “Férias” você não entendeu?), sair do hotel às 3h15, ir de taxi até a frente da estação de trem, de onde saia o ônibus para o aeroporto às 3h45. É nisso que da viajar de Easyjet, ou melhor, Easypobre... Como diz o Kiw, “quer viajar barato?”.

Enfim, la pelas 4h50 chegamos ao aeroporto. Nosso voo saiu às 6h50 da manhã.

Chegando em Veneza, pegamos um ônibus que saia do continente e chegava até a ilha. De la, pegamos um ônibus-barco até o hotel.

Recapitulando, do hotel de Roma até o hotel de Veneza foram:

- Um taxi
- Um ônibus
- Um avião
- Um ônibus
- Um ônibus-barco

Nada mal, hein? So faltou o cipo...

Mas valeu a pena tudo isto para chegar em Veneza... me apaixonei perdidamente por esta cidade!

Como todos sabem, Veneza é uma cidade construida sobre as aguas... Li na Internet (obrigada, Wikipedia!), que ela foi construida sobre 118 ilhas. Isto faz dela uma cidade unica no mundo, lindissima! Tudo é diferente la, seus canais, pontes, gôndolas... nenhum carro entra na cidade, então os meios de transporte são barcos que fazem as vezes de ônibus (os famosos vaporetto) ou de taxi, gôndolas ou a pé... é tudo tão lindo! Imagina você pegando um ônibus que, na verdade, é um barco! Eu adorei!

Fora que Veneza da para fazer inteira a pé! E é o que mais vale a pena, pois a cidade é linda de morrer, e é preciso andar para se descobrir suas ruelas, pontes, diferentes paisagens.

Dizem que Veneza cheira mal. Eu não senti isso. Talvez em alguma outra época do ano, mas quando estive la não estava cheirando mal. Claro que suas aguas não são limpinhas, não da para nadar nos canais, mas pelo menos não estava fedendo...

Obviamente, fizemos um passeio de gôndola. Os meninos não estavam muito a fim, porque acharam caro. E realmente é muito caro. Mas quem é que vai para Veneza e não anda de gôndola? Eu é que não sou... insisti, bati o pé e fui atras de um povo para dividir a gôndola conosco, até que achamos duas brasileiras que também estavam a fim de fazer o passeio... Moral da historia: pagamos 80 euros, dividido por 5 pessoas, para um passeio de meia hora. E valeu a pena, porque é realmente magico andar de gôndola em Veneza.

Outra dica aqui: ha gondoleiros para todos os bolsos... os que estavam ancorados no canal principal queriam nos cobrar 150€ por 1 hora de passeio. Dissemos que não e viramos as costas. Não é que os caras vêm atras da gente e começam a baixar o preço assim, sem nem pedirmos nada? Baixaram até 120 ou 100, mas ainda assim estava caro para nos.

Nos canais menorzinhos, ha outros gondoleiros, e estes cobram 80€ o passeio de meia hora. Talvez desse até para negociar, mas como encontramos duas brasileiras que dividiram conosco, pagamos isto mesmo.

A dica então é: procurar, pesquisar preços e negociar! Nada de ir fechando com o primeiro gondoleiro que aparece, viu? Pelo que o nosso gondoleiro nos contou, ha 500 gôndolas em Veneza, então gôndola para turista passear é o que não falta!

Também adorei as lojinhas de bijouterias e acessorios... um monte de lojas em todos os lugares e uma coisa mais linda do que a outra. Mas não deu para eu comprar nada, por varios motivos:

- so tinhamos um dia em Veneza e não dava para ficar entrando em cada lojinha;
- minha mala ja estava abarrotada e não cabia mais nada (é nisso que da viajar com a Easypobre, para economizar levamos apenas uma mala pequenininha de mão, e isto para uma semana!);
- os meninos não queriam entrar nas lojas comigo. Humpft!

Enfim, Veneza foi minha cidade preferida na Italia, pelo menos até agora. E eu com certeza um dia voltarei la, para passear mais um pouco, curtir mais a cidade e fazer comprinhas também!

Bom, chega de falar que a cidade é linda, ai vão algumas fotinhos para comprovar!

Aproveitem!



No ponto de "ônibus" e no "ônibus"



Passeando por Veneza e perdida tentando saber em que ponte eu estava



Rialto, a ponte principal de Veneza e o seu grande canal



Passeio de gôndola



Pausa para apreciar a paisagem



Veneza by night

2 comentários:

Quéroul disse...

finíssima de gôndola.
um arraso!!!

quero mais diário de bordo, eu acho luxo!

Fernanda disse...

Ai que saudades de Veneza!! É realmente lindíssima,indescritível, apaixonante!!