domingo, 27 de setembro de 2009

Tunisia - Excursões - Parte 2

A segunda excursão que fizemos foi num sabado e foi maravilhosa.

Saimos cedinho do hotel e seguimos de ônibus para Douz, onde é o começo do deserto do Saara.

La em Douz, fizemos um passeio de dromedario pelo deserto. Antes do passeio, tivemos que nos preparar e colocar roupas tipicas uns lenços na cabeça, tipo burka. Acho que era para proteger do sol e do calor. De qualquer forma, demos muita sorte, porque neste dia não estava tão quente quanto no dia da primeira excursão... Ainda bem, porque um passeio de dromedario no deserto com um calor de 40°C na cachola ia ser complicado...





Mas o tempo estava nublado e até garoou um pouquinho, acreditam? Sim, sim, garoou no deserto. Uma garoinha fininha, mas garoou.

Enfim, subimos cada um no nosso "personal" dromedario e fomos fazer uma passeio de mais ou menos uma hora. Foi bem bacana. Vimos paisagens magnificas (areia para tudo quanto é lado), engolimos areia à beça e nos divertimos muito. Os dromedarios são muito simpaticos e nada rebeldes... So achei que eles rebolavam um pouquinho demais, o que me deixava meio desconjuntada em cima dele, tentando me equilibrar... Imaginem a cena...









Fora que ver um monte de gente assim, em cima de dromedarios no deserto, parecia uma cena do Exodo. Imperdivel...




Eu gostei tanto do meu dromedario que decidi batiza-lo de Drominho. Olha que fofo!



Os meninos queriam que eu o batizasse de “Me”, porque assim teriamos do “Drô” (o do Kiw), o “Me” (meu) e o “Dario”, o do Felipe. Mas eu achei “Me” muito feio e decidi de batiza-lo de Drominho mesmo. O dromedario é meu e eu batizo como quiser. Humpft!


Detalhe que no meio do passeio, uns meninos vieram atras de nos e, sem que eu nem percebesse, me deram uma garrafinha de Coca-Cola. A principio, a ingênua aqui pensou que isto estava incluso no passeio, mas que nada! Eles fazem isso mesmo, vão te dando as coisas e depois passam cobrando. E a tonta aqui com a garrafinha de Coca na mão, no meio do deserto. Isto é que é globalização! Pelo menos bebi minha Coca tranquila e ainda trouxe a garrafinha para casa (é uma garrafinha escrita em arabe, é diferente!).



Apos o passeio de dromedario, almoçamos num hotel no meio do caminho.

Depois, passamos pela cidade de Matmata, onde visitamos uma casa troglodita (uma casa no meio das rochas). Ha muita gente, sobretudo os povos “berberes”, que ainda habitam neste tipo de casa, o que é impressionante. Tipo as pessoas vivem no meio do absoluto nada, numas casas incrustradas nas pedras (para proteção do calor) e a escola onde as crianças vão, por exemplo (quando elas vão à escola) fica a 7 quilômetros e não ha transporte publico. Ou seja, os guris berberes vão a pezinho para as escolas la longe no fim do mundo.






Enfim, tudo isso é meio cliclê e bla, bla, bla, mas ver isto te da uma nova perspectiva em relação à vida, sabe? A gente tem todo o conforto do mundo e não para de reclamar... enquanto este povo vive com quase nada e parece feliz...

Apos a casa troglodita, visitamos o lugar onde foi filmado o primeiro filme da sequência Star Wars... Confesso (meio timidamente, mas confesso) que nunca vi nenhum dos seis filmes... mas no ônibus da volta o Felipito me explicou que o lugar que visitamos era a casa do tal Skywalker que depois foi para o lado negro da força e virou o Darth Vader. Pois é. Segundo ele, o Darth Vader era muito mais legal e interessante do que quando ele era bonzinho... é sempre assim, na ficção os vilões são sempre mais legais e interessantes... Acho que isto é uma forma para nos, pessoas normais (sim, sim, suponhamos que somos normais) extrapolar toda a maldade que existe em nos torcendo pelos vilões, HAHAHAHAHAHHHHHHHHHHHHHA.







Reflexões filosoficas e psicanaliticas (de botequim) à parte, foi um passeio muito interessante. Fiquei até com vontade de assistir Star Wars, olha so! Mas quando penso que tem 6 filmes, me da uma preguiiiiiiiça...

PS: Este é o post de numero 100!!!!

Um comentário:

Quéroul disse...

oba! viva post 100!
não precisa de star wars, vc já tem a tunisia.
uma amiga foi tb, há anos, e me falou de star wars e como era legal - o filme e o deserto onde foi gravado.
eu nunca assisti tb e nem vou, prefiro ir pra tunísia mesmo. quero ir, amei suas fotos. quero dromedário. quero coca cola no deserto!!!
tem mais post??? *.*