quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tunisia – O mercadinho

Voltando às historias de viagem...


Antes de falar da segunda excursão, vou contar a nossa visita ao mercado (souk) de Zarzis.

Quando chegamos ao hotel, nos disseram que em Zarzis havia um mercado grande e tipico da região toda sexta-feira de manhã. Ele ficava a 2 quilômetros do hotel e o taxi para ir até la custava nada mais de 3 dinares tunisianos, ou seja, mais ou menos 1,50€.

Então na sexta-feira acordamos cedo e fomos la no souk de Zarzis, crentes de que veriamos coisas bonitas e fariamos otimos negocios.

Coisas bonitas, nos até vimos. Cerâmicas coloridérrimas. Temperos e pimentas para todos os gostos. Roupas tipicas. O problema é que "no way" de fazer otimos negocios.

Haviamos sido avisados de que é preciso negociar com os tunisianos, pois quando eles vêm que somos turistas, jogam os preços la em cima mesmo. Mas o que vimos la foi muito além disto...

Primeiro que obviamente todos os vendedores vinham atras de nos o tempo todo nos oferecendo tudo o que vocês possam imaginar e dizendo que era baratinho, "mais barato que de graça". Todos eles repetiam esta frase e eu morria de rir. Até que decidi parar em uma barraquinha e perguntar o preço de um jogo de cerâmica para aperitivos. So que o cara não te da o preço. Ele pergunta o quanto você quer pagar. Tipo o "Quer pagar quanto?" das Casas Bahia, mas muito mais irritante porque você não tem a minima ideia do quanto o negocio custa, e tem medo de dizer um preço e ser muito enganado. Enfim, depois de eu insistir muito, o cara me diz que o negocio custava 85 dinares, ou seja, mais ou menos 45€. Eu ri na cara dele, né? Porque estava obvio que ele tinha jogado o preço muuuuuuuito alto! Ai eu disse que era caro e ele perguntou o quanto eu queria pagar. Eu estava meio sem saco de negociar e acabei dizendo a ele que voltava depois, mas na minha cabeça pensei que pagaria até uns 20€.

Bom, no fim acabamos ficando de saco cheio deste mercadinho, onde ninguém nos dizia o preço certo de nada e ainda por cima os vendedores ficavam literalmente pegando na gente o tempo todo.

Não compramos nada e pegamos um taxi de volta.

No taxi, o motorista nos pergunta se fizemos bons negocios e tudo e nos contamos que não. Dai ele nos propõe de nos levar a duas lojas menos turisticas e com preços fixos, onde os vendedores não te enganam (porque os preços ja estão la mesmo) e as mercadorias são de melhor qualidade.


Topamos na hora.

O motorista começa a fazer uns caminhos muito doidos por umas ruelinhas muito estranhas e nos começamos meio que a nos arrepender de ter topado. Mas beleza. Para entrar na primeira loja onde ele nos levou, precisamos andar por um caminhozinho super fedido, com cheiro de peixe podre. Ok. Mas valeu a pena. Era uma loja de temperos e especiarias, com preço fixo e tal, e o vendedor nos explicava o que era tudo e para que servia... Acabamos comprando umas coisinhas (eu comprei cha de hortelã) e seguimos para a segunda loja.

A segunda loja parecia um paraiso: cerâmicas de todas as formas e cores, objetos de decoração, canecas (ADORO canecas!), puffs, roupas... E o pessoal de la era super simpatico! Ficamos um tempão na loja e uma vendedora super gentil nos acompanhou o tempo todo. Ela até me fez experimentar uma roupa de tunisiana, olha que luxo! (todo mundo la me dizia que eu tinha cara de tunisiana, mas isto é assunto para outro post).






No fim das contas, acabei comprando um jogo de cerâmicas para aperitivos, quase igual ao que eu tinha visto no souk e adivinhem quanto paguei? 8 euros... Ainda bem que não comprei no souk, né? Também comprei uma caneca para aumentar a minha coleção.

Update


O Kiw deixou um comentario dizendo que eu esqueci de mencionar o açougue em frente à lojinha de temperos e é verdade... eu não comentei mesmo, mas foi uma experiência bem marcante... a cabeça de boi no chão e as cabras (eram cabras mesmo?) penduradas sem pele, argh! Podia ter ido dormir sem essa...


Estou postando as fotos também, mas cuidado!!! Fotos não recomendadas para quem tem o estômago sensivel...


2 comentários:

Anônimo disse...

Vc se esqueceu de comentar do açougue que tinha em frente a essa lojinha de tempeiros. Era cabra pendurada sem pele e sem os intestinos e cabeça de boi no chão, com olhos abertos e tudo mais. Era só pular a cabeça de boi, chegar no açougue e agarrar o seu bodinho pendurado balangando no gancho. Hmmmmm Abriu até o apetite só de lembrar. Bjs. Kiw

Quéroul disse...

ai, viver de lan house é uó. a gente perde as atualizações e, ó lá, tunísia toda pra gente conhecer.

volto após updeitar a leitura.
=**