segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os tunisianos

Bom, chega de falar de passeio, né? Este blog esta parecendo folheto de propaganda de agência de turismo!

Falemos do povo...

O tunisiano é um povo extremamente simpatico e amavel. Eu fiquei impressionada do quanto eles são gentis, estão sempre sorrindo e prontos a ajudar. Ok, nem todos os tunisianos que encontramos foram super amaveis conosco o tempo todo, mas eu diria que 99%.

Eles são amaveis até no e APESAR DO Ramadan.

Se vocês são como eu antes desta viagem, pessoas desligadas do mundo arabe/muçulmano e que nunca ouviram falar em Ramadan, explico: o Ramadan é um periodo de trinta dias durante os quais os muçulmanos fazem um jejum durante o dia: eles não podem comer, beber, fumar, nem ter relações sexuais enquanto ha luz do sol. Ou seja, desde que o sol nasce até ele se por, eles não podem comer NADA e beber NADA, nem uma gota de agua... ok... Eles têm que fazer a primeira refeição do dia às 4 da manhã e depois so podem comer de novo depois das 19h. Agora imaginem so fazer tudo isto debaixo de um calor escaldante do mês de agosto na Tunisia?

E mais, imaginem fazer tudo isto sendo que você trabalha num hotel de férias e é ou “cozinheiro”, ou “barman”, ou “garçom”, ou “animador” e passa o seu dia inteiro ou “fazendo ou servindo comida” ou “correndo, nadando, dançando, andando de um lado para o outro e entretendo as pessoas”, tudo isto sem poder comer ou beber nadica de nada???

E mais ainda, tudo isto com uma simpatia absurda e um sorriso estampado no rosto o tempo todo?

Fiquei besta. Passada. Bege. E morria de do deles... Alguns, apesar da simpatia, tinham a aparência realmente fraca e de alguém faminto. Dava muito do. Enquanto a gente se acabava no buffet à vontade do hotel...

Anyway, mas eles não são exatamente obrigados a fazer isto. Fazem por crença, cultura, enfim.

E obviamente o Ramadan não se trata so de não comer. Ha que se respeitar outros principios, como as cinco rezas diarias e outras coisas que eu não conheço direito.

Mas, embora o lado simpatico e amavel dos tunisianos tenha realmente me chamado a atenção, teve outro aspecto que merece ser citado. A forma como eles olham para as mulheres. Não cheguei a ter medo, mas é verdade que os tunisianos devoram as mulheres com os olhos. É impressionante. Mesmo que você esteja acompanhada, você sente que os tunisianos estão tirando a sua roupa com os olhos... E alguns deles também mexem com você, fazem gracinhas, paqueram, enfim...

A Laetitia quase voltou da Tunisia com um marido. Como ela é branquinha e tem olhos bem azuis, ela é extremamente diferente do povo de la. E ela fez um sucesso absurdo: era um tal do cozinheiro do café da manhã ficar mandando recadinhos para ela, dizendo que estava apaixonado, garçom da noite dizer que ela é linda, enfim... nos quase a perdemos. Alias, estavamos até pensando em negocia-la por um bom dote em quilos de ouro, coisa que ainda se faz na Tunisia, mas acabamos deixando para la...

Quanto a mim, todos me diziam que eu parecia uma linda tunisiana... Ok. Eu ja sabia que tinha cara de arabe mesmo. Todo mundo me diz isso. Ou dizem que eu sou arabe, ou libanesa, ou tunisiana... Teve um menininho no deserto que até veio falar comigo em arabe, vê se pode?

Quanto ao Kiw, foi mega engraçado... Todo mundo no hotel o chamava de Barthez (o goleiro da França na Copa de 1998) e ficavam querendo passar a mão na careca dele para dar sorte. Ele era a atração!

Mas até que ha uma certa semelhança, vocês não acham? Hahahaha!



Quanto à Sandrine, alguns disseram que ela parecia chinesa... Esse povo anda bebendo em pleno Ramadan, não é possivel!

E o Felipe ganhou o apelido de Jet Lee (alguém também achou que ele tem cara de chinês).




Acharam até que ele era irmão da Sandrine. Das duas uma, ou esse povo andava quebrando as leis do Ramadan e bebendo uma cachacinha escondido ou eles nunca viram chinês na vida!

5 comentários:

Sofizinha disse...

Muçulmano nao pode beber alcool, mesmo quando nao é Ramandan...que seja sua teoria da bebida nao funciona!! rsrs. devem fumar ervinhas locais...

Quéroul disse...

eu negociava a amiga por dromedário. ia ser luxo chegar em Lyon toda montada no Dário...
;)

Quéroul disse...

Racheeeel... tava recuperando seus comentários nas postagens anteriores do meu brogue.
menina, BAIXA AGORA Greici. Agora!
começou quinta passada, um episódio duplo LINDO DE MORRER. chorei horrores.
saí lendo as críticas, muita gente não gostou, tão apostando no fim de Greici dadas algumas notícias de atores e mudanças no rumo da série.
mas olha, S06E01/02 são de morreeeeeer de boniteza.
baixa baixa baixa. amanhã tem o S06E03!!! :)

Anônimo disse...

Quéroul!!!! Eu baixei na semana passada os dois primeiros episodios da Greici! Lindos! Chorei até!!! Mas não gostei do "vc-sabe-quem" ter morrido... muito triste, ele era meu queridinho... rsrs. Anyway, tô baixando agora o terceiro episodio e vou la assistir. Fui!!!
Beijos

Anônimo disse...

Pois é, Sophis, acho que rola umas ervinhas bravas por la, viu? Talvez seja o tal do "thé à la menthe" ou a "chicha", hahaha!
beijos