domingo, 20 de setembro de 2009

Tunisia - Excursões

Obviamente que, como em todo pacote de viagens, logo que chegamos ao hotel ja nos ofereceram mil e um passeios. Mas so fizemos dois durante a semana, porque também queriamos curtir a praia, a piscina, o sol e o “dolce farniente”.

Mas as duas excursões que fizemos, de um dia inteiro cada, valeram muito a pena. Deu para começar a entender um pouquinho a historia dos povos que habitaram e habitam a Tunisia e entrar em contato com uma parte mais autêntica do pais.

Para vocês se situarem um pouquinho, abaixo um mapa da Tunisia. Nos estavamos em Zarzis, à beira do mar.




A primeira excursão que fizemos foi para Medenine, Chenini e Tataouine. So os nomes das cidades ja são um espetaculo à parte, né?

Em Medenine, visitamos um ksar. Os ksour (plural de ksar) são vilarejos fortificados, construidos pelos "berberes" (povo nômade que habitava o norte da Africa antes de serem dominados pelos arabes e convertidos ao islamismo), e que serviam para estocar comida durante longos periodos de seca.

A arquitetura destes ksour é algo impressionante! Cada um dos "compartimentos" do ksar são chamados de ghorfa.




Este ksar que visitamos especificamente é usado hoje em dia como um museu, e cada ghorfa conta um pouco a historia de como viviam os "berberes".

Depois de Medenine, seguimos para um mercado local, conhecido como souk.

O souk é um tipo de feira a céu aberto onde os tunisianos vendem de tudo: desde alimentos e temperos até cerâmicas (especialidade tunisiana), roupas, vasos sanitarios (sim, até privadas eles vendem!), pilhas, fitas cassetes,... é um verdadeiro "samba do crioulo doido". Os souks abastecem as populações locais, mas alguns são também bem turisticos. Ha outros detalhes para contar sobre os souks, mas como visitamos um especifico em Zarzis, vou deixar para falar sobre ele depois.





Apos o souk, seguimos para Chenini, um vilarejo "berbere" construido no topo de uma montanha no meio do absoluto nada, entre Medenine e Tataouine. Em Chenini, atravessamos a pé a montanha, caminhando e subindo durante uma meia hora embaixo de um sol escaldante do meio-dia.

Neste momento, um guia nos contava algumas historias da região, mas o sol estava tão forte e eu estava com tanto calor que sinceramente não prestei muita atenção no que ele estava contando. Na verdade, não via a hora de terminar a travessia, pois sabia que logo depois iriamos almoçar. Mas as paisagens são realmente magnificas e valem o passeio!










Depois da travessia da montanha, paramos para almoçar em um restaurante que fica no meio desse nada de Chenini. Obviamente que este restaurante deve viver dos turistas que passam por la nos ônibus de excursão, assim como nos.

O almoço foi uma delicia! De entrada, uma sopinha meio apimentadinha deliciosa e, como prato principal, o famoso cuscus! Alias, o cuscus original mesmo não tem nada a ver com o cuscus que comemos no Brasil, que é uma espécie de torta com varios ingredientes e peixe. O cuscus original, o que comemos na Tunisia, é uma mistura de varios legumes com carne de carneiro, linguiça, frango ou peixe e com sêmola, um tipo de farinha de trigo. Hummm, so de lembrar me da agua na boca!!!



De bucho cheio e bem menos cansados apos o almoço, partimos para Tataouine, onde visitamos outro ksar, desta vez um pouco maior que o de Medenine.

Tataouine foi a cidade mais ao sul da Tunisia que vimos. Ela fica a apenas 70 quilômetros da Libia e, quando um tunisiano quer dizer que algum lugar é o "fim do mundo", ele diz que o lugar é em Tataouine. Legal, não?







Na volta para o hotel, passamos de ônibus por um deserto de sal. Infelizmente não paramos, mas deu para tirar umas fotinhos de dentro do ônibus.



E assim acabou-se nosso primeiro passeio...

4 comentários:

Corredato disse...

Ksar, Ksour? Eu nem sabia o nome desses trecos... Estávamos na mesma viagem? ahahahah Mas vc está poupando os detalhes sórdidos da viagem e das excursões... Vai ter um capítulo só para isso? Beijos.

Anônimo disse...

Sim, sim, a gente fez a mesma viagem... So que eu prestei mais atenção nas explicações e além de tudo fiquei com o folhetinho dos passeios, o que sempre ajuda, rsrs.
Que detalhes sordidos das excursões? Ha outros capitulos previstos sim, mas não sei de que detalhes em relação às excursões vc esta falando...
Beijos

Cristiane Coelho disse...

Também fiquei impressionada com esses nomes que vc gravou!!
Acho que o Kiw terá que postar esses sórdidos... rs
Me deu vontade de conhecer a Tunísia!
Aguardo os próximos capítulos!
BjO

Paloma Varón disse...

Uau, que demais! Vontade de ir para a Tunísia agora.