terça-feira, 23 de junho de 2009

Em terra de francês, oftalmo é rei

Dai que eu queria marcar uma consulta no oftalmologista. Porque as lentes de contato que eu trouxe do Brasil ja estão nas ultimas e, antes de comprar novas caixinhas, eu queria ir dar uma revisada geral na minha condição de miope.

Beleza.

Ja tendo ouvido rumores sobre o tempo que se leva para conseguir uma consulta com um oftalmo aqui (em média quatro meses), pedi varias indicações para varias pessoas.

Minha chefe disse que a oftalmo dela não era la uma simpatia, mas que era uma das unicas com atendimento imediato.

Ok. Ligo para ela e a primeira disponibilidade que ela tem é no final de julho. Isto porque, vejam bem, eu liguei no começo de junho. Dois meses de espera. Isto é o que eu chamo de atendimento imediato!

Vamos ao segundo oftalmo indicado: proximo horario disponivel em setembro… Ah, ta!

O terceiro so tinha hora em outubro, o quarto so em setembro de novo e o quinto nem sei mais… Quando as secretarias me diziam setembro ou outubro, eu ja estava quase perguntando de que ano…

Acabei ficando com a primeira antipatica mesmo, que so tem horario no final de julho.

Mas, sério, gente. Ainda não entendi porque é tão dificil assim marcar hora com um oftalmo aqui. Sera que é um problema de muita demanda (tipo todos os franceses são meio ceguetas) ou de oferta (faltam oftalmos no mercado)? Eis a questão!

Se alguém estiver querendo ganhar dinheiro na França, basta abrir um consultorio com atendimento imediato e cobrar uma fortuna por consulta (quer dizer, se é que isto é permitido, né? Isto é meio regulamentado por aqui…).

Enfim, voltando ao meu probleminha: preciso comprar minhas lentes com urgência, porque ja estou usando as ultimas.

Dai pensei que, de qualquer forma, ja que não conseguia ir ao oftalmo mesmo, podia ir comprar as lentes, mesmo que daqui a um mês e meio eu descubra que meu grau mudou.

La vou eu à otica toda feliz e contente para descobrir o quê?

O obvio!

Eles não vendem lentes de contato sem receita!

E não adiantou nada argumentar, pedir, explicar minha situação, jogar meu charme brasileiro ou implorar de joelhos… Em todas as oticas que fui, ninguém vende lentes sem receita. E não, a receita que eu tinha da oftalmo aqui no Brasil não vale, porque foi feita ha mais de um ano…

Não, fala sério, né ??? No Brasil a gente compra lente de contato sem receita numa boa… é so dizer o grau e pronto!

Ok, neste quesito, eu acho até que os franceses têm razão. Não se deve sair vendendo lente por ai sem receita, até porque, como disse a vendedora na otica, trata-se de uma coisa que você põe nos olhos (Jura? Quanta perspicacia!!!). Mas caramba! O que eu faço se os oftalmos aqui são mais inacessiveis que o Presidente da Republica? Até porque, do jeito que o Sarkô vive se mostrando por ai com a Carlita, deve ser mais facil encontra-lo na rua do que achar um oftalmologista que atenda rapido!

Anyway, a solução que encontrei foi pedir à minha linda mãezinha de comprar as lentes para mim no Brasil (Viram so? Sem receita!!!) e me mandar por Sedex.

Moral da historia:
  • Uma caixinha de lentes de contato : R$ 90,00
  • Envio da caixinha por Sedex : R$ 80,00 (sim, quase dei a luz quando soube o preço !!!!)
  • Comprar uma caixa de lentes de contato sem receita : não tem preço!
  • Se você quiser ser rico na França, estude para ser oftalmologista.
  • Se quiser ser rico no Brasil, abra uma franquia dos Correios!

4 comentários:

Quéroul disse...

hahaha, é trágico!
já ouvi falar sobre 'enriquecer no exterior' sendo dentista, mas não sei como anda o mercado hj em dia.

e se preocupe não, aqui tb tá difícil que só marcar médico. tb liguei no começo de junho, consegui uma das consultas pro fim de julho e a outra me mandou beeeeeeeeeijos porque só tem encaixe no final de agosto.

boa espera!
=*

Patricia Coelho disse...

Peraí! Para tudo!! Com essa demora para conseguir uma consulta, tem certeza que você está na França?? Quase achei que era sobre Brasília que estava falando!!! rsrs
Bjs!!

Unknown disse...

Kel, talvez seja melhor vc marcar uma consulta com um oftalmo no Brasil na semana que estará aqui. Não pode ser?
beijos

Anônimo disse...

Então, Fe, a vantagem de ir ao oftalmo aqui é que eu não pagarei a consulta e nem as lentes, uma vez que tiver a receita para compra-las!
O sistema de saude aqui é muito bom (apesar da demora para conseguir consulta nos oftalmos) e reembolsa consultas, remédios, oculos, lentes... é uma maravilha!
Beijos