segunda-feira, 1 de junho de 2009

"Francesa" do cabelo duro, que não gosta de pentear...

No fim de semana seguinte ao de Portugal, o do feriado de primeiro de maio, tive a visita da Eli, ex-chefinha querida, aqui em Lyon. Foi super rapida a visita, ela teve a ousadia de chegar no sabado à tarde e ir embora no domingo… Mas valeu a pena, muita conversa, fofoquinhas, jantar bacana, passeio por Lyon no domingo de manhã (so ela para me fazer acordar cedo no domingo, rsrs), almocinho com a Sophie no aeroporto e tchauzinho…

Neste fim de semana, descobrimos algo estranho sobre as francesas : elas não usam condicionador!!!!

Foi assim : a Eli e eu fomos tentar comprar um condicionador para ela e, o que parecia uma tarefa simples, acabou sendo algo deveras complicado !

Como as farmacias e os mercadinhos estavam fechados (alias, sendo um sabado à tarde, eu não entendi até agora porque tudo estava fechado, sendo que o feriado tinha sido na sexta), acabamos parando em um salão de cabeleireiro.

Com todo nosso conhecimento de francês, pedimos um «après-shampooing» (pronuncia-se aprrrrés shampuã), porque aqui as coisas são logicas assim, ou seja, o que você usa depois do shampoo ? O «depois-do-shampoo», claro !

Nisso, a vendedora nos diz que não tem o condicionador, ou melhor, o «après-shampooing», mas nos oferece uma mascara. A mascara é tipo aqueles cremes de hidratação que a gente usa uma vez por semana, sabe ?

Dai a gente discute com a vendedora, diz que a mascara não é a mesma coisa, pergunta para ela se não tem um produto para usar TODOS OS DIAS apos o shampoo, e não apenas uma vez por semana.

No que ela nos responde : ah, o que vocês querem é um «soin démêlant»! E eu prontamente respondi que era isto mesmo! «Soin démêlant», ao pé da letra, quer dizer creme para desembaraçar.

Dai ela nos diz que não tem o tal «soin démêlant», porque so quem usa isto são as crianças, para que elas não chorem quando as mães vão pentear os cabelos embaraçados e cheios de nos delas.

Como é que é ? So criança usa condicionador na França ?

Ai, ai, ai… O pior é que é verdade. Minha amiga francesa me confirmou que ela também não usa condicionador, so shampoo, e uma mascara uma vez por semana. Tipo assim, elas lavam o cabelo e depois saem com ele duro e embaraçado?

Enfim, a Eli acabou comprando um outro produto que a vendedora chata indicou, era tipo um spray para passar depois do shampoo, mas que não adiantou nada…

Eu continuo achando que condicionador é FUNDAMENTAL. Uso desde criancinha, quando a minha prima Renata mudou a minha vida ao me apresentar ao Neutrox, aquele amarelinho mesmo, naquela embalagem tradicional, transparente e com a tampa vermelha. Digo que ela mudou a minha vida porque com o cabelo ruim que eu tinha, era dureza desembaraçar depois de lavar!

Então, um brinde ao Neutrox!

Nenhum comentário: