quinta-feira, 18 de junho de 2009

Atendendo a pedidos

Então, pessoal, segue a lista dos filmes que a francesada resolveu me dar de presente a fim de que eu me integre (mais) e entenda (melhor) a cultura francesa:

- Les bronzés font du ski (tradução : algo como "os bronzeados vão esquiar") : um filme muito falado por aqui, todo mundo diz que eu PRECISO absolutamente vê-lo. A historia é uma comédia sobre oito amigos que se conheceram numa colônia de férias de verão e que se reencontram um tempo depois para praticar esportes de inverno. Enfim, algo que na locução do cara da Globo, aquele que anuncia os filmes da Sessão da Tarde, seria mais ou menos assim: «uma galerinha muito louca se reencontra para viver altas confusões e aventuras de arrepiar!»

- Le Père Noël est une ordure (tradução: O Papai Noel é um lixo): Soph, me ajuda! E essa mesma a tradução de «ordure»? Anyway, eu nunca tinha ouvido falar deste filme, mas parece que é uma comédia também…

- La cité de la peur (A cidade do medo): apesar do que o nome indica, trata-se de outra comédia (definitivamente, ou os franceses so gostam de comédia ou o pessoal do meu trabalho esta achando que eu preciso rir mais… sei la…). O filme fala sobre um serial killer que ataca durante o Festival de Cannes… mas ainda assim, é uma comédia!

- Gad Elmaleh : então, acontece que Gad Elmaleh é um dos humoristas franceses mais conhecidos por aqui. O povo não para de me dizer que eu NÃO POSSO VIVER SEM VER O GAD ELMALEH, então esta ai. Um DVD inteirinho com esquetes (ou sketches, como vocês preferirem) do proprio. Ou, como seria anunciado pelo locutor da Globo: “um humorista do barulho com piadas da pesada para você rolar de rir!”

- Florence Foresti : enfim alguém de quem eu ja tinha ouvido falar! Trata-se de outra humorista francesa, e eu ja a tinha visto na TV. Por sinal, achei até que bem engraçadinha mesmo… Este é um DVD dela com varios outros humoristas (Florence Foresti & Friends).

Não posso deixar de comentar que esta lista deixou de fora um filme que eu achava que TINHA que estar nela : Bienvenue chez les Ch’tis (Bem-vindos à casa dos Ch'tis). Desculpem, mas não sei como traduzir melhor isto.

A historia é sobre uma familia do Sul da França que de repente tem que se mudar para o Norte. E dai começam as confusões, porque os habitos nestas duas regiões são muito diferentes e até a forma de falar muda. Enfim, este filme saiu no ano passado e foi um sucesso total, so se falava nele. Dizem que foi a segunda maior bilheteria na França em toda a historia, atras apenas de Titanic… Pois é, mas eu ainda não vi o filme e, pelo jeito, vou ter que alugar.

De qualquer forma, estou muito feliz com o meu presente e assim que começar a ver os filmes, comentarei aqui o que eu achei, ta ? So estou com um medinho de não entender alguma piada ou referência e dai, tipo assim, nem achar os filmes tão legais assim… eu falei para o pessoal do trabalho que vou precisar de companhia para ver os filmes, porque assim vou parando e pedindo tradução para o que eu não entender… A mais chata das criaturas, ja pensou ?

5 comentários:

Quéroul disse...

ai, que fofa vc é, matando nossa curiosidade :)

eu não conheço nenhum desses que vc colocou, hahaha.
mas, de fato, Gad Elmaleh é uma fofura (e, pra mim, o típico feio-xuxu). assisti dois filminhos com ele que eu amei: La Doublure (com o Daniel Auteuil, outro francês que eu AMO) e Hors de prix (com a 'Amélie Poulain' xuxu). bem dessas coisas comedinha francesa quiprocó, sabe, q eles AMAM!
o Beinvenue chez le Ch'tis eu vi trailer e os pôsteres qdo lançou, mas não assisti e não achei ainda aqui nas locadoras, mas quero muito tb.

agora quero muito esse 'La cité de la peur'. não conhecia, mas já ri da sinopse...

cara, ainda não entendo como o povo insiste em dizer que francês, além de fresco, é mal humorado... olha isso, só besteirol eles produzem! hehehe

beijo, divirta-se com seus filminhos. depois conta pra gente se riu bastante. :)

Patricia disse...

Confesso que não sou muito fã de filme francês mas gostei muito de Piaf, recentemente Chanel. Mas, recomendo "entre les murs" documentario/filme que ganhou o Cannes do ano passado. Baseado no livro de um professor de francês que atuou no filme também e narra como funciona o sistema educacional dentro das escolas francesas. Muito legal! Tem um pouco de tudo, drama, comédia...

Sofizinha disse...

Bom vamos là: eu pessoalmente adoro o Bronzés font du ski (o primeiro Les Bronzés é bom tb e é a mesma turma do Le père Noel est une ordure que voce traduziu perfeitamente). Amo de paixao o La cité de la peur mas acho que deve ser muito difficil de entender para um estrangeiro, nao sei, é muito esquisito esse filme...me conta depois se voce achou engraçado!
Gad Elmaleh nao gosto mas gosto muito da Foresti.
Nao quero ser chata mas esse pessoal poderia ter comprado uns classicos franceses tb...rsrs.
Diretores franceses que te recomendo : Chabrol (madame Bovary), Leconte (Ridicule), Sautet (todos os filmes sao maravilhosos apesar de super tristes), Jolivet,Klapisch,Chereau (ceux qui m²aiment prendront le train)...
Bisous

Anônimo disse...

Meninas,
Obrigada pelos comments e pelas indicações! Vou começar a ver os DVDs que ganhei e depois partirei para outros filmes indicados por vcs...
Quéroul, adorei o "feio-xuxu", rsrs. Também adoro o Daniel Auteuil, ele é muito bom mesmo...
Beijos

Unknown disse...

Oi Kel,
Também assisti esse filme que a Paty falou. Gostei.
beijos